O prefeito do Recife, João Campos (PSB), renovou o convênio com o Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC) para a manutenção do legado e memória do arcebispo emérito de Olinda e da capital pernambucana.
A assinatura foi realizada neste domingo (9), em razão dos 116 anos do Dom da Paz. Campos recebeu uma homenagem em nome do médico Cyro Andrade Lima, seu avô, em ato na Igreja Nossa Senhora das Fronteiras, no bairro da Boa Vista. Também foram homenageados familiares de colaboradores que acompanharam o ex-arcebispo e o ajudaram a realizar seus projetos.
O investimento é de cerca de R$ 300 mil, ao longo de um ano, para garantir a manutenção das atividades e a preservação de todo o acervo que fica localizado na antiga residência de Dom Hélder Câmara, no prédio anexo à Igreja das Fronteiras, na Rua Henrique Dias, na Boa Vista.
“Estamos assinando, por mais um ano, a garantia do custeio para o instituto Dom Hélder Câmara. Associado a este convênio, também estamos realizando um programa de visitação para as escolas municipais. Precisamos, sobretudo, levar às futuras gerações a oportunidade de conhecer um santo democrata, do povo e da justiça social”, afirmou o prefeito.
O IDHeC é responsável pelo memorial e museu que homenageia o arcebispo emérito de Olinda e Recife. Entre o conjunto das obras do instituto estão atos litúrgicos bastante procurados por fiéis, batinas, cálices, condecorações, óculos, manuscritos, prêmios, títulos e fotografias. Mil peças estão em exposição. Há móveis e utensílios usados por dom Helder no tempo que viveu por lá (1968/1999). Escrivaninha, mesa, cadeiras, rede, quadros, esculturas sacras. No andar superior, um painel mostra a linha do tempo do religioso, desde o nascimento em Fortaleza até o dia de sua morte no Recife, em 1999.
Com o convênio, todo o acervo material e documental, referente à vida pessoal, eclesiástica e à obra do religioso estará aberto ao público recifense e de outras regiões que visitam o estado. Além disso, serão cedidos bibliotecários, historiadores profissionais focados em desenvolvimento, assim como visitações de alunos e educadores da rede municipal de ensino.
As instalações do instituto, do memorial, do museu e de outras dependências também estarão à disposição do município do Recife e da FCCR, quando necessário, para realizar ações culturais, que possibilitem a preservação da memória do saudoso arcebispo. O acordo prevê ainda a realização de cursos, oficinas, simpósios, estudos, capacitações, treinamentos, pesquisas, visitas de servidores e outras atividades sobre a obra e vida de dom Helder Câmara e temas correlatos.
“Nós conseguimos digitalizar todo o acervo de Dom Hélder através de um convênio firmado, lá trás, ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB). Hoje, damos continuidade a esse convênio com a Prefeitura do Recife e eu gostaria de reforçar a minha gratidão, e a de todo o IDHeC, por essa parceria tão importante”, afirmou Virgínia Pimentel, diretora executiva do instituto.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife