
Prefeito Geraldo Julio entrega certificados e kits para os alunos. Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR
O Programa Chegando Junto, da prefeitura do Recife, já capacitou e qualificou 147 pessoas para ingressarem no mercado de trabalho em três semanas desde o início da iniciativa.
Por meio da ação, são oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de artesanato, cabeleireiro, manutenção de bicicleta, manicure e pedicure, barbeiro, com foco no empreendedorismo e geração de renda.
Os cursos têm 40 horas de aulas teóricas e práticas e orientações sobre empreendedorismo. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, ser beneficiário de programas sociais e morar na região atendida. A próxima turma já será iniciada nesta segunda-feira (5), na União dos Morados da Vila Planalto, no Sancho.
O prefeito Geraldo Julio entregou, na última sexta-feira (2), os certificados de conclusão e os kits com materiais básicos para os 63 alunos que participaram em Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro. Essa foi a segunda comunidade a receber os cursos do programa, que teve início no bairro da Torre.
“O Chegando Junto está se espalhando pela cidade. Hoje aqui na Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro, 63 pessoas estão profissionalizadas e já podem ter a sua renda. É o Chegando Junto encostando na vida das pessoas, que estão enfrentando essa crise brasileira com muita garra, muito esforço e muita dedicação”, disse.
A iniciativa tem o objetivo de estimular a qualificação profissional da população mais carente, como forma de combater a pobreza. Realizada através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, a ação integra o Chegando Junto, programa municipal de assistência e geração de renda, que foi lançado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir o índice de desemprego que vem crescendo no Brasil. Os interessados em participar tem que ser maiores de 18 anos, ser beneficiário do Programa Bolsa Família, e morar na região atendida.
Segundo a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, serão capacitadas cerca de três mil pessoas até dezembro deste ano e o programa ainda seguirá em 2020.
Chegando Junto
O programa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.
Além disso, o programa vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife