
Guti: “Nosso objetivo é transformar a qualidade do Ensino Fundamental no município”.
A Prefeitura de Guarulhos, administrada pelo socialista Gustavo Henric Costa, deu início a um programa para implementar a escola em tempo integral no município, o segundo mais populoso do Estado de São Paulo.
A iniciativa recebeu o nome de Programa Educa Mais e já alcança 4 mil estudantes do 5º ano de 42 escolas, que tiveram jornada ampliada de quatro para sete horas diárias.
“Apesar de todas as dificuldades financeiras que temos enfrentado, a realização desse programa representa um marco na educação da nossa cidade. O nosso objetivo é transformar a qualidade do Ensino Fundamental no município”, afirma Guti, como o prefeito é conhecido.
A intenção, segundo o socialista, é estender o regime integral a todas as 141 escolas da rede municipal de educação.
Os professores e coordenadores participaram de um curso de formação sobre estratégias pedagógicas.
No período estendido, os alunos participam de atividades lúdicas voltadas para o ensino de língua portuguesa, matemática e produção textual e recebem alimentação.

Prefeitura promove um rígido controle de logística na área de alimentação para oferecer uma refeição a mais aos alunos, que agora ficam mais tempo na escola. Foto: Prefeitura de Guarulhos
“Acreditamos que esse é o caminho, investir nas escolas para que elas possam atender melhor as crianças, esse é o nosso maior objetivo”, declara o prefeito.
Alimentação – Para oferecer uma refeição a mais aos alunos, que agora ficam mais tempo na escola, a Secretaria de Educação e Lazer do município promove um rígido controle de logística na área de alimentação.
Está sendo implementado um sistema de fiscalização para garantir que as refeições sejam enquadradas nos padrões nutricionais de qualidade.
As equipes gestoras e cozinheiros das escolas vão participar de um treinamento sobre análise da qualidade do produto, embalagem, quantidade e a importância de atestar o recebimento dos produtos nas unidades escolares.
Uma equipe de nutricionistas valida os produtos antes de serem levados às escolas. Além disso, eles visitam com regularidade os Centros de Distribuição dos fornecedores.
Será instalado ainda um estoque e almoxarifado central, para permitir que os produtos não perecíveis sejam armazenados de forma adequada e em quantidade suficiente para atendimento de demandas de emergência.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional