O Governo de Sergipe lançou o programa ‘Sergipe no Mundo’, iniciativa de concessão de bolsas de intercâmbio e de auxílio aos estudantes de ensino médio da rede estadual. Ao todo, será investido R$ 4,3 milhões para beneficiar 50 estudantes de ensino médio, com idade mínima de 14 anos.
A partir de 2025, o número de vagas será duplicado, e o programa passará a atender 100 estudantes anualmente. “Promover a internacionalização da educação básica de alunos da rede estadual é dar oportunidades para que eles expandam seus horizontes, conquistem a autonomia e deem grandes saltos para o futuro. A educação de Sergipe dá mais um salto na qualidade, proporcionando aos nossos jovens a quebra da barreira da língua e o amplo conhecimento cultural e social”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral (PSB).
O programa é dividido em três eixos: o primeiro é destinado ao intercâmbio para curso equivalente ao ensino médio no Brasil, na língua pátria do país de destino; o segundo, ao intercâmbio para curso de imersão na língua pátria do país de destino; e o terceiro diz respeito ao intercâmbio para cursos profissionalizantes e de empreendedorismo em país estrangeiro.
Inicialmente, 50 alunos sergipanos, com idade mínima de 14 anos e que cursam o ensino médio da escola pública viajarão ao Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, para que tenham acesso a outros idiomas e culturas, além de projetar Sergipe no exterior. Com eles, embarcarão cinco líderes de grupo e cinco servidores responsáveis pela vistoria técnica.
A primeira turma iniciará o intercâmbio em agosto. Além da concessão de bolsas, os estudantes receberão um kit que inclui mala de viagem de 23kg, mochila, agasalho (blusão e calça), nécessaire, porta documentos, camiseta, squeeze e a bandeira de Sergipe.
Com informações do Governo do Sergipe