A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que prevê a inclusão de atividades educativas nas escolas da rede pública estadual para conscientizar e incentivar a doação voluntária de sangue.
O objetivo é formar desde cedo uma geração de cidadãos solidários e comprometidos com a saúde coletiva, por meio de ações que informem, sensibilizem e incentivem os estudantes a se tornarem doadores no futuro, afirmou o deputado. “Cada vez mais nos deparamos com hemocentros promovendo campanhas para atrair novos doadores. Em períodos como o inverno ou feriados prolongados, as doações diminuem significativamente, comprometendo os estoques, adiando cirurgias e colocando vidas em risco”, destacou.
Segundo o parlamentar, a inclusão desse conteúdo no currículo escolar ampliará o alcance das campanhas de conscientização, promovendo a cultura da doação entre os jovens e estimulando o diálogo com suas famílias. “Essa é uma forma de despertar a consciência cidadã e reforçar o papel da solidariedade como valor social”, acrescentou.
Atualmente, o Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) possui 331,4 mil doadores ativos cadastrados, sendo cerca de 132 mil doadores efetivos. A hemorrede estadual conta com 12 unidades de coleta, distribuídas nas cidades de Campo Grande (Hemosul Coordenador, Hospital Regional e Santa Casa), Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba, Coxim, Corumbá, Nova Andradina, Naviraí e Aquidauana.
Com informações da Assembleia Legislativa do MS