Sanny Figueiredo, candidata ao Senado pelo PSB-RS, é a primeira mulher negra a disputar uma eleição majoritária no Rio Grande do Sul. Microempresária, a socialista tem curso superior em Processos Gerenciais e é pós-graduanda em Inteligência de Mercado.
“Sou mulher negra, mãe, nascida e criada na periferia. Esta é uma oportunidade para mostrar para a sociedade que nós somos capazes e competentes para ocupar um espaço como esse”, afirma Sanny.
A candidata é ativista do Movimento Negro Unificado do RS (MNU/RS) e do Grupo de Ações Afirmativas Afrodescendentes (GAAA). Ela integra também as Comissões de heteroidentificação nos processos seletivos do Instituto Federal RS, e atua com atividades e projetos em escolas e comunidades desde 2007 através de oficinas voluntárias.
“Eu quero que os jovens e mulheres negras saibam que podem chegar onde quiserem, inclusive no Senado Nacional. Hoje nós estamos rompendo essa barreira do racismo que nos coloca nos espaços da margem social. Eu sou a realização dos sonhos das nossas ancestrais”, afirmou a candidata.
Sanny integra a chapa majoritária do PSB, tendo como suplentes o Professor Renato de Oliveira, ex-secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, e Fabiane Peglow, vereadora de São Lourenço do Sul, que é ativista do Movimento LGBTQIA+ e protetora dos animais.
Nascida em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Sanny tem 43 anos, é casada, tem três filhos e uma neta.