
Foto: Rodolfo Loepert
O novo presidente do PSB em Minas Gerais, Otacílio Neto — que também é prefeito de Conceição do Mato Dentro — oficializou a filiação de 18 prefeitos durante congresso estadual realizado na quarta-feira (30). Com as novas adesões, o PSB quase dobrou o número de prefeituras que comanda no Estado, saltando de 22 para 40, e se tornou o partido do campo progressista com o maior número de prefeituras em Minas Gerais.
A maioria dos novos filiados faz parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (AMME), entidade presidida por Otacílio Neto que atua em diversas frentes de apoio aos municípios da região. No início do ano, dos 15 prefeitos da microrregião, apenas Otacílio era filiado ao PSB. Agora, o partido conta com 12 representantes, passando a ocupar quase todas as prefeituras da AMME.
O aumento de prefeitos reforça o palanque do partido para as eleições de 2026. Estiveram presentes no evento o prefeito de Recife, João Campos, a deputada federal Tábata Amaral (SP), o ex-presidente estadual e deputado Noraldino Júnior, e outros quadros do PSB, além de lideranças de outros partidos.
Ao longo do discurso, João Campos afirmou que a população busca alternativas mais equilibradas e destacou que o partido estará alinhado com o que as pessoas desejam e precisam. “Vamos terminar as eleições como o maior partido da centro-esquerda brasileira. Sem radicalismo, sem posições que separam as pessoas e trazendo uma alternativa que é um partido razoável. As pessoas querem uma alternativa equilibrada e o nosso partido vai ser isso. A gente vai fazer um número grande de deputados no Brasil”, declarou.
Também presente no congresso, o deputado federal Diego Andrade (PSD) recebeu o convite de João Campos para se filiar ao partido e se candidatar ao governo de Minas pelo PSB. Outro convite para ingressar no partido foi feito ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB).Com informações dos jornais O Tempo e Estado de Minas