
Foto: Humberto Pradera
O PSB e a Fundação João Mangabeira (FJM) lançaram, durante o XIV Congresso Nacional do partido, o livro Projeto Brasil: princípios e diretrizes para o desenvolvimento nacional.
A publicação, de 140 páginas, reúne propostas do partido para o desenvolvimento do país em áreas estratégicas como educação, saúde e ciência, tecnologia e inovação, segurança pública e meio ambiente.
O objetivo é subsidiar os socialistas para a elaboração e execução de políticas públicas que promovam o “desenvolvimento inclusivo” do país, seja em governos ou em mandatos legislativos, além de servir de orientação em seus posicionamentos.
A primeira parte do livro resgata e atualiza princípios, valores e políticas elaboradas pelo PSB ao longo de sua história. Já a segunda parte trata dos temas e das propostas socialistas para o desenvolvimento nacional.
Ao elaborar o Projeto Brasil, o PSB demonstra que deseja, como força política, abandonar o “casuísmo” imposto pelo curto prazo, destaca o presidente nacional Carlos Siqueira, no artigo O Desenvolvimento como Tarefa Organizacional.
“É tarefa política indeclinável do PSB construir uma visão de país, que permite compartilhar os frutos do trabalho e do patrimônio nacional com aqueles que a nossa história têm deixado à margem do crescimento econômico. É disso que se trata, em uma perspectiva ampla, a publicação”, afirma Siqueira.
A introdução é assinada pelo presidente da FJM, Renato Casagrande. O conteúdo da publicação, lançada no último final de semana durante o 14º Congresso Nacional do partido, foi submetido a ampla consulta prévia dos filiados.
“O PSB defende mudanças que atualizem as normas vigentes, sempre com o objetivo de enfrentar dois graves problemas da atualidade no Brasil: a falta de legitimidade e credibilidade das instituições e a concentração de riqueza”, destaca Casagrande.
O livro é dividido em quatro grandes temas: Reforma do Estado; Políticas sociais: ampliação e universalização; Políticas econômicas para um crescimento e desenvolvimento sem retrocessos e pela igualdade; e Relações internacionais e defesa nacional.
Outras áreas abordadas no livro são: indústria, trabalho, novo federalismo, Previdência e Seguridade Social, cultura, reforma agrária, recursos hídricos e energia, mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável, política tributária, desigualdades regionais, entre outras.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional