O PSB Goiás e a Fundação João Mangabeira firmaram um pacto de cooperação para traçar um diagnóstico com os principais problemas enfrentados pela população da capital do Estado e construir, até 2016, o Programa Cidadania para Goiânia.
A proposta vai reunir 63 ações voltadas para áreas prioritárias como segurança, saúde, educação e mobilidade urbana, e será construída a partir de debates e encontros quinzenais com especialistas, movimentos sociais, representantes do poder público, empresários e demais setores da sociedade civil.
A ideia foi lançada na segunda-feira, 9, com um seminário sobre o papel do poder local na segurança pública, em Goiânia. Participaram do debate a senadora e presidente do PSB-GO, Lúcia Vânia, e presidente do PSB Metropolitano de Goiânia, Vanderlan Cardoso.
“Os desafios da segurança pública são grandes, o que demanda de todos nós informação e participação efetiva nessa construção”, afirmou a senadora Lúcia Vânia.
Também participaram do encontro o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e o secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita.
Com taxa de homicídios de 44,82 por grupo de 100 mil habitantes, Goiânia é a 28º cidade mais violenta do mundo, conforme levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal, organização sediada no México.
De acordo com o projeto do Programa Cidadania para Goiânia, as propostas de políticas públicas serão divididas pelas zonais de Goiânia e contemplarão todas as regiões da cidade.
“O Pacto de Cooperação para Goiânia proporcionará um processo de transformações estruturais envolvidas num sistema de parcerias. Deverá propor uma nova cultura social, política e econômica, o desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, destaca o documento.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional