O Partido Socialista Brasileiro tem ótimos exemplos de experiências exitosas na educação. O pacto pela educação em Pernambuco, por exemplo, é uma das provas de que o compromisso com o ensino público traz excelentes resultados para a população.
Assim como em Pernambuco, o resultado satisfatório das políticas empregadas pelo PSB em outras regiões pode ser visto em um dos três vídeos lançados hoje (24) pelo partido para inspirar a população e os candidatos nas eleições municipais de 2020.
Neste ano, o PSB elegeu três eixos de atuação que balizarão as ações propostas nas eleições: Socialismo Criativo, Cidades Criativas e Sustentáveis e Revolução Criativa. Esse conteúdo está disponível no livro intitulado “Cidades Criativas – A Autorreforma do PSB nas Eleições Municipais de 2020”.
A publicação, elaborada a partir das reflexões do processo de Autorreforma do PSB, foi feita pelo partido em parceria com a Fundação João Mangabeira (FJM), lançada em 16 de setembro, e foi a base para a produção dos três vídeos.
Essa divisão foi criada visando um projeto nacional de desenvolvimento que seja sustentável e igualitário, sem usar a força física, mas a força coletiva, criativa e permanente. O documento reúne um conjunto de ideias, conceitos e diretrizes colocados à disposição das equipes locais das campanhas do PSB como contribuição à elaboração de programas de governo e propostas para os legislativos.
Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, com a possibilidade de “repensar alguns conceitos e a estrutura socialista, todos crescemos”. “Estamos renovando compromissos, validando novas propostas e reforçando conceitos que sempre sustentaram as nossas lutas como, por exemplo, o combate às desigualdades”, afirma.
Socialismo Criativo
O PSB vive um novo momento, a modernização programática do partido. Com isso, será possível mostrar para todo o país que o conhecimento pode e deve ser para todos, assim como as políticas públicas, e que o desenvolvimento econômico tem que priorizar o social e ambiental.
Revolução Criativa na Educação
Para a educação, é necessária uma revolução que corresponda a transição tecnológica que estamos vivendo. É preciso alterar radicalmente os meios e métodos de formação de professores e alunos, uma revolução que realmente prepare verdadeiros cidadãos libertários tolerantes e criativos.
Cidades criativas e sustentáveis
Nesses locais a economia criativa se faz presente, são cidades capazes de mobilizar os talentos num ambiente saudável, acolhedor e participativo. São centros que criam soluções para os problemas de saúde, transporte e educação, onde cada obra física tem uma função econômica, cultural e de bem estar para a população.