O Brasil possui atualmente mais de 15 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, e muitos enfrentam dificuldades na hora de manter as obrigações contábeis em dia.
Diante dessa situação, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte tem intensificado esforços para ampliar o acesso a serviços de apoio contábil gratuito, oferecendo suporte técnico, orientação especializada e auxílio na regularização de pequenos negócios. Todo esse atendimento está disponível por meio do portal Gov.br/mei
, onde os microempreendedores podem acessar a iniciativa por meio do banner “MEI Conta com a Gente”.
A proposta é simplificar o trabalho do MEI que, na maioria das vezes, atua sozinho, sem equipe de apoio, estrutura administrativa ou conhecimento técnico para lidar com obrigações como a declaração anual, a emissão de notas fiscais ou o enquadramento tributário adequado.
“É uma parceria que deu certo e está no ar, funciona direto pelo Portal. Você se inscreve e fala que você quer entrar nesse programa, e você vai ter um contador gratuito para te orientar. A regra necessária é ser MEI e qualquer contador do Brasil pode aderir. Ele está aderindo ao abono, aderindo de graça”, explicou o ministro do empreendedorismo, Márcio França, do PSB.
Contadores de todo o país podem se inscrever para realizar o atendimento gratuito aos MEIs. Ao se cadastrar no programa, o contador se conecta com potenciais empreendedores, fortalece sua presença local e pode conquistar novos clientes.
O programa já conta com empreendedores cadastrados em mais de 1.100 municípios e registrou cerca de 160 mil acessos. A plataforma oferece atendimento em diversas etapas, como formalização como MEI, resolução de pendências fiscais e cadastrais, apoio à gestão, acesso ao crédito e esclarecimento de dúvidas legais e tributárias.






