O PSB reafirmou seu protagonismo na Câmara Municipal do Recife com a eleição de 15 vereadores, a maior bancada do legislativo da capital de Pernambuco. A conquista representa 40% das 37 vagas disponíveis.
Com o ganho de três cadeiras em comparação às eleições de 2020, o partido fortalece sua influência política na capital pernambucana e demonstra potencial eleitoral, na esteira da candidatura vitoriosa à reeleição de João Campos. O número de cadeiras equivale ao obtido após a última janela partidária.
Além da maior bancada, sete dos dez mais votados são do PSB. O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB) foi o candidato mais votado do Recife.
Os vereadores eleitos foram: Romerinho Jatobá, Aderaldo Pinto, Andreza Romero, Natália de Menudo, Eriberto Rafael, Felipe Francismar, Carlos Muniz, Rinaldo Júnior, Rubem, Eduardo Mota, José Neto, Luiz Eustáquio, Júnior Cleto, Hélio Guabiraba, e Wilton Brito.
Com uma bancada forte, o partido facilita a articulação de projetos e políticas públicas em sintonia com o governo do prefeito João Campos, que obteve vitória esmagadora em primeiro turno, com 78,11% dos votos válidos. “É um reconhecimento da bancada e de novos quadros que chegaram na Câmara também, mas com a identidade muito forte com a prefeitura”, afirmou o presidente do PSB-PE, Sileno Guedes.
Já a Frente Popular do Recife, coalização política liderada pelo PSB e que reúne partidos progressistas, elegeu 26 vereadores, de um total de 37, garantindo a maioria das vagas. A oposição conta com 11 cadeiras, a mesma quantidade do início da legislatura 2021-2024, quando a Câmara Municipal contava com 39 vereadores.