
Rafael Motta: Movimentação de Temer desvirtua o conceito de municipalismo. Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara
O deputado federal Rafael Mota (PSB-RN) criticou a articulação do presidente Michel Temer em condicionar ajuda federal aos municípios ao apoio dos prefeitos à proposta de Reforma da Previdência.
Temer anunciou um aporte de R$ 2 bilhões em troca de os prefeitos trabalharem em seus estados pressionando os deputados federais a votarem a favor da medida.
O anúncio foi feito depois de encontro do peemedebista com representantes da Confederação Nacional dos Municípios nesta quarta-feira (22).
“Essa é uma atitude que está distante do conceito de municipalismo, que prejudica o povo, que é quem mais sofre com a crise nas cidades”, criticou Rafael Motta.
O deputado ressaltou também a perda de autonomia dos municípios e a centralização de recursos nas mãos do governo federal ao passo que aumentam as atribuições das prefeituras.
“Os cofres estão vazios, as prefeituras estão praticamente quebradas. E os prefeitos acabam sendo meros administradores, e não pode ser isso”, declarou.
“Os prefeitos foram eleitos com toda a perspectiva, com a promessa de poder fazer os municípios mais fortes”, destacou.
Em encontro com prefeitos do Rio Grande do Norte e com a bancada potiguar, em Brasília, Motta externou ainda preocupação com a atual crise financeira enfrentada pelas cidades.
“Hoje, quando se ganha a eleição, em vez de comemorar, o prefeito já pensa o que vem pela frente”, lamentou o socialista.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da assessoria de imprensa do deputado