A rede de Centros Comunitários da Paz (Compaz) da prefeitura do Recife ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (ONU) 2022, na categoria “Aprimorar a eficácia das instituições públicas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A premiação é a principal condedida pela organização para promoção de políticas públicas exemplares.
Dois dos equipamentos municipais receberam reconhecimento por sua correlação entre a localização das unidades e a redução das taxas de criminalidade nessas áreas. Os Compaz oferecem práticas esportivas, culturais e educacionais em um espaço de convivência para todas as idades. No Recife, há quatro unidades do Compaz localizadas em áreas periféricas da cidade, identificadas com alto índice de violência.
Duas unidades foram avaliadas pela ONU. No Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, a média móvel mensal de crimes violentos e letais dolosos revelou uma queda de -5,8% dois anos após o lançamento do equipamento. No Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a queda foi ainda mais expressiva: -13,8%.
Os equipamentos foram avaliados por critérios da ONU como iniciativa de relevância e qualidade, servindo de referência internacional no atendimento à população.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), destacou a importância do reconhecimento feito pela ONU.
“É o maior prêmio que existe no mundo para serviços públicos e o Compaz o recebeu. Esse é o primeiro prêmio que a cidade do Recife recebe da ONU e eu tenho certeza de que será o primeiro de muitos. Representa que uma política pública construída no Recife é referência não só na cidade e no Brasil, mas agora tem um reconhecimento mundial. Uma ação que é carimbada, é validada, pela ONU pode inspirar tantas outras cidades, estados e países a fazer como o Compaz. Aqui é uma fábrica da cidadania”, acrescentou Campos.
“Quero agradecer ao ex-prefeito Geraldo Julio que foi o grande responsável por iniciar essa rede no Recife e hoje ela é uma realidade. Isso é muito relevante”, afirmou.
Geraldo Julio também ressaltou a importância dos Compaz. “A ONU reconhece o combate à desigualdade do Compaz como a política mais eficiente. E o diferencial do Compaz é que ele é feito por gente que gosta de gente, com amor e cuidando de quem mais precisa nesta cidade ”, destacou.
O reconhecimento internacional também se enquadra nos requisitos da Agenda 2030 da ONU, que é um plano de ação global das Nações Unidas, que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.