
Foto: Humberto Pradera
O ex-governador Renato Casagrande anunciou nesta segunda-feira (26) sua pré-candidatura ao governo do Espírito Santo. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela página de Facebook do socialista.
Casagrande, que governou o Estado de 2011 a 2014, afirmou que a decisão de concorrer novamente em 2018 foi tomada depois de percorrer os municípios e conversar com a população.
O socialista afirma que tem a “missão de contribuir com o Estado” para melhorar a vida das “pessoas que mais precisam da administração pública”. “Eu avalio que tenho uma tarefa a desenvolver e tenho compromisso com a população capixaba de retomarmos o desenvolvimento no Espírito Santo”, disse.
“O meu papel é ajudar a construir um movimento que possa retomar o diálogo com a sociedade e as parcerias com as entidades, os municípios, as Câmaras de Vereadores, as empresas e os partidos políticos, porque ninguém consegue construir algo sozinho”, completou.
Casagrande apontou os seis pilares que irão guiar sua proposta de governo a ser apresentada à sociedade capixaba durante a campanha eleitoral. São eles: o compromisso com a ética e com a transparência; a democracia de alta intensidade; a responsabilidade fiscal; o desenvolvimento regional; a sustentabilidade; e a gestão moderna e inovadora. “É isso que estamos apresentando na data de hoje para melhorar a qualidade de vida das pessoas do nosso estado”, finalizou.
Em 2010, o capixaba foi eleito, no primeiro turno, com 82,30% dos votos para governar o estado do Espírito Santo. Ao final de sua gestão, em 2014, deixou R$ 3,3 bilhões para novos investimentos e uma administração das contas públicas totalmente equilibrada, sendo o único Estado brasileiro com nota A do Tesouro Nacional.
Todos os indicadores sociais e econômicos medidos em janeiro de 2011, quando assumiu o governo, foram melhorados e apontaram índices superiores em dezembro de 2014, demonstrando que a qualidade de vida dos capixabas melhorou nas áreas da saúde, da educação e, principalmente, da segurança pública. Neste segmento, Casagrande implantou o “Estado Presente”, reconhecido como um programa de sucesso no enfrentamento à criminalidade e redução dos índices de violência.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional