O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foi reeleito presidente do Consórcio Brasil Verde durante uma assembleia virtual realizada nesta quarta-feira (12). A reunião contou com a participação de governadores e secretários de Meio Ambiente dos estados membros. O novo mandato terá duração de dois anos.
O grupo é composto por 21 estados brasileiros signatários, dos quais 11 já ratificaram o Protocolo de Intenções por meio de leis aprovadas em suas respectivas Assembleias Legislativas, incluindo o Espírito Santo.
Ao ser reeleito, Casagrande enfatizou a importância da participação do Consórcio na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece em Belém do Pará, entre 10 e 21 de novembro. O encontro global reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para debater estratégias e ações voltadas ao combate das mudanças climáticas.
“Esses últimos dois anos foram de entendimento da parte burocrática do Consórcio Brasil Verde. Agora temos um momento importante com a realização da COP30. Esperamos ter um stand do nosso Consórcio durante o evento. Estamos discutindo isso com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para que possamos apresentar nossas ações de forma mais adequada”, afirmou.
Para Casagrande, 2025 será um ano marcado por intensas discussões, considerando o novo cenário político internacional. Apesar da postura negacionista do governo de Donald Trump em relação às questões climáticas, o governador enxerga uma oportunidade de fortalecer a colaboração com os estados americanos que continuam comprometidos com ações para mitigar as mudanças climáticas.
“Estamos em um ano polêmico com a mudança no governo dos Estados Unidos. Se por um lado a interlocução com o novo governo, temos a oportunidade de nos aproximar com os estados americanos que não concordam com a posição de afastamento dos Estados Unidos da pauta climática. Vamos trabalhar juntos e agregar cada vez mais federações para que possamos organizar os Programas de Mudanças Climáticas em todos os Estados”, afirmou.