O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) assumiu, nesta terça-feira (18), a coordenação da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. O colegiado tem como objetivo discutir políticas públicas, programas e demais ações governamentais e não governamentais que promovam o desenvolvimento sustentável.
O deputado ambientalista destaca que sua atuação na coordenação será efetivo e suprapartidária. Em 2019, Agostinho foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e abriu espaço para a participação da sociedade e de entidades do terceiro setor.
“Vamos continuar unificando nossos esforços em prol do meio ambiente. Vamos trabalhar para adotar medidas mais duras ao combate do desmatamento e, para isso, precisamos do apoio da sociedade civil. É muito importante que estejam de olho no que acontece dentro do parlamento e no que acontece, de maneira geral, nas políticas públicas brasileiras”, disse.
O deputado ainda ressaltou a importância de debates sobre mudanças climáticas e elencou algumas das propostas que merecem maior atenção dos congressistas.
Na avaliação de Agostinho, o papel das entidades ambientalistas e organizações não governamentais será de subsidiar os parlamentares com informações nos temas de interesse.
“O licenciamento ambiental, a política de segurança em barragens e a proteção das unidades de conservação terão nosso monitoramento sistemático. Não podemos retroceder um milímetro na legislação ambiental do país. Vamos ter processo de extinção em massa, o desequilíbrio ambiental tende a aumentar. Precisamos reagir”, defendeu.