Em um encontro articulado pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), chefes do Executivo de nove Estados se reuniram nesta segunda-feira (28), em Brasília, para debater uma agenda comum para superar a crise econômica. Os mandatários de diferentes partidos levaram suas propostas ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
Além do governador de Brasília, participaram da reunião os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB); da Bahia, Rui Costa (PT); do Piauí, Wellington Dias (PT); e do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) representa o Maranhão.
Paulo Câmara defendeu um planejamento que possa dar mais autonomia aos Estados. "Todos nós sabemos que o Brasil precisa de ajustes, não apenas ajustes pontuais, mas ao mesmo tempo precisamos de reformas. Reformas que dêem condições de, ao longo prazo, os Estados terem condições de andar com as suas próprias pernas e seus próprios recursos. Tudo isso foi colocado na mesa diante da necessidade, como eu disse, de os governadores, a partir de agora, estarem juntos apoiando ações federativas em favor do Brasil. E que, a partir dessa união e desse protagonismo, a gente possa contribuir para que o Brasil volte a crescer, gerar emprego e gerar renda", disse.
Com informações da Agência GDF e do Governo de Pernambuco.