O candidato do PSB a Prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse na manhã desta quarta-feira (3/10) que em seu governo a Saúde será prioridade. O compromisso foi assumido durante uma série de mini-comícios em Campos Elíseos, Jardim Primavera e em Saracuruna, onde também garantiu que irá solucionar a questão do abastecimento da água no município.
Segundo Alexandre Cardoso, o caxiense quer uma prefeitura que atenda as suas necessidades básicas. “A marca de nossa campanha tem sido o de apresentar projetos que atendam aos anseios dos moradores de nossa cidade. E, sem dúvida, a questão da Saúde é uma das maiores. Não podemos mais ver centenas de pessoas esperando meses para fazer um exame ou uma consulta. Isto acontece em uma cidade que arrecada diariamente cerca de R$ 4,5 milhões.
"Vamos ampliar a rede de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF), permitindo que o hipertenso possa ser atendido sem passar meses esperando numa fila. Reabriremos o hospital Duque de Caxias. Promoveremos concursos públicos para a contratação de profissionais da área de saúde para suprir a carência atual. O que não podemos mais permitir é cenas como a que me foi relatada por uma mãe no bairro do São Bento, onde o filho com crise de asma teve atendimento precário. O Hospital Infantil não tinha máscara para nebulização. Foi preciso uma enfermeira jogar água quente em uma e a mulher passar nove horas sentada em uma cadeira enquanto o filho recebia atendimento. Como os administradores explicam esta situação?”, questionou Alexandre Cardoso.
“Em minha administração terei um conversa séria com o presidente da Cedae, Wagner Victer, e com o governador Sérgio Cabral, para solucionar a questão do fornecimento da água para Duque de Caxias. Se a empresa não cumprir o acertado, vamos criar uma companhia municipal de água. No setor da Educação reformaremos as escolas da rede municipal. Os alunos precisam de uma escola motivadora, que tenha atrativos para ele não ser mais uma vítima das drogas. Por isso, a rede terá laboratórios de informática, aulas de inglês e música, além de quadra poliesportiva. A mulher trabalhadora ganhara creches funcionando ate às 21 horas, para poder deixar seu filho com segurança. A jovem que teve filho aos 15,16 anos e não concluiu o Ensino Fundamental terá uma oportunidade com a criação do Seja Profissional, programa que permite ao estudante terminar o Fundamental e o Médio e sair com uma profissão para trabalhar.