O Secretário de Relações Internacionais do PSB, Paulo Bracarense, é um dos participantes da missão da Aliança Progressista Global (AP) para discutir questões de democracia e justiça social na Índia.
Os debates ocorrerão em encontros híbridos, presenciais e online, entre membros da AP, entidade que reúne partidos progressistas e sociais-democratas de todo o mundo, e representantes do Congresso Nacional Indiano (INC), o maior partido de oposição na Índia.
A missão busca dialogar com líderes do Congresso Nacional Indiano após as recentes eleições na Índia, para identificar como os progressistas globais podem colaborar e apoiar a oposição democrática no país, liderada pelo INC. Além disso, serão abordados temas a serem debatidos na Convenção Internacional da AP, programada para os dias 5 e 6 de outubro em Santiago do Chile.
Além de Bracarense, a delegação inclui Machris Cabreros, coordenadora Geral da AP e chefe da missão, da Filipinas; Ann Linde, ex-ministra das Relações Exteriores da Suécia; Kasthuri Patto, secretária de Relações Internacionais do Partido de Ação Democrática da Malásia; Ariel Gautreaux, subsecretário de Negócios Internacionais do Partido Revolucionário Moderno da República Dominicana.
O Congresso Nacional Indiano, fundado em 1885, é a mais antiga organização política ativa na Índia. Sob a liderança de Mahatma Gandhi, o partido desempenhou um papel crucial na luta pela independência da Índia do Reino Unido e influenciou outros movimentos nacionalistas no Império Britânico.
A delegação da Aliança Progressista terá encontros com lideranças do Congresso Nacional Indiano, incluindo o presidente do partido Mallikarjun Kharge, o líder da oposição Rahul Gandhi, e o ex-ministro das Relações Internacionais Salman Khurshid. Também participarão de uma mesa redonda sobre a situação política da Índia e perspectivas internacionais com renomados pensadores e intelectuais indianos.
Além disso, haverá uma reunião com representantes do escritório da Friedrich Ebert Stiftung na Índia. A fundação alemã, dedicada à promoção dos valores da democracia e da justiça social, tem sido importante no diálogo político e social na Índia desde o final dos anos 1970, estabelecendo seu escritório oficial em Nova Déli em 1983.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional