Lideranças e representantes dos segmentos sociais do PSB estiveram reunidos na última quarta-feira (3) em um grande ato em defesa da candidatura de Valadares Filho ao governo de Sergipe, em Salgado Filho, bairro da zona sul de Aracaju, capital do Estado.
Participaram do evento, realizado na sede estadual do partido, a militância da LGBT Socialista, do Movimento Popular Socialista (MPS), além dos segmentos da Juventude (JSB), da Negritude (NSB) e de Mulheres do PSB.
Na ocasião, Valadares assumiu o compromisso de implementar as propostas elencadas em cartas que foram entregues pelos militantes.
“Sei da minha imensa responsabilidade ao assinar esses termos de compromisso com os movimentos sociais. Nosso governo irá representar os anseios da sociedade”, destacou o socialista que lidera as pesquisas de intenção de voto no Estado.
Estiveram presentes a secretária nacional da LGBT Socialista, a sergipana Tathiane Araújo, que coordenou o ato. Também participaram o presidente do segmento LGBT no Estado, Flávio Lemos, a presidente estadual da JSB, Amandy Bertoli, e as secretárias estadual e municipal do MPS, Karina Drummond e Michele Mendes, respectivamente.
O evento contou ainda com as presenças de Carlos Zuzarte e Everson Araújo, secretários estadual e municipal da NSB, e a secretária estadual de Mulheres, Tânia Vitor.
Também participaram os segmentos sociais do PDT, partido que integra a chapa de Valadares com a candidatura de Silvia Fontes a vice-governadora.
Aos militantes, Valadares Filho afirmou ainda que fará um governo aberto ao diálogo e de respeito às minorias.
“Devemos a força da nossa candidatura ao povo de Sergipe. Faremos um governo compartilhado, de diálogo. Não vamos admitir o preconceito, todos terão vez e voz, estaremos abertos a ouvir a população”, garantiu.
Para Thatiane Araújo, os movimentos sociais encontraram em Valadares Filho o perfil de liderança política capacitada para garantir os direitos à população sergipana que mais precisa.
“Os movimentos sociais precisam do apoio do governo. Encontramos no PSB e no nosso candidato a governador, Valadares Filho, o apoio necessário para desenvolver nosso trabalho de forma ética e igualitária”, declarou.
Segundo pesquisa Cinform/Dataform apurada entres os dias 1º e 4 de outubro, Valadares Filho lidera a disputa eleitoral com 35, 25% das intenções de voto. O segundo colocado, Belivaldo Chagas (PSD) tem 31,03%.
Na mais recente pesquisa Ibope divulgada no dia 21 de setembro, Valadares Filho vence as eleições no Estado com grande margem de diferença em todos os cenários traçados para o segundo turno.
O socialista tem 42% das intenções de voto contra 29% de Chagas. Em uma disputa com Eduardo Amorim (PSDB), o Valadares vence com 37% o tucano, que aparece com 29%.
Confira o resumo de algumas das pautas dos segmentos sociais destacadas nas cartas-compromisso entregues a Valadares Filho :
LGBT Socialista
– Retorno da secretaria estadual de Direitos Humanos e criação do Conselho e da Coordenação estadual LGBT;
– Implementação de redes de prevenção e proteção contra violência a pessoas LGBT;
– Implementação de rede de atenção à saúde à população LGBT;
– Destinação orçamentária à políticas para promoção da cidadania LGBT.
Juventude Socialista
– Cumprimento das diretrizes e metas do Plano Estadual de Educação tendo como referência o Plano Nacional de Educação (PNL);
– Combate ao desempreg e subdesemprego juvenis por meio da criação de progamas de inserção no mercado formal de trabalho;
– Oferta de tratamento para combater o uso abusivo de álcool e outras drogas;
– Implementação de políticas estaduais de cultura, esporte e lazer, inclusive para o combate à violência.
Secretaria de Mulheres do PSB
– Ampliação das políticas públicas direcionadas às mulheres e fortalecimento das atuais;
– Manutenção de assistência jurídica prestada à população feminina;
– Criação de programa municipal de agentes multiplicadores para a defesa dos direitos da mulher;
– Ampliação do número de oficinas de qualificação em trabalhos manuais.
Movimento Popular Socialista
– Não permitir repressão aos movimentos sociais;
– Combater o personalismo e valorizar as classes sociais menos favorecidas;
– Apoiar as organizações de bairro;
– Agir de acordo com o programa partidário em intransigente defesa do interesse público.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional