
Pedro França/Agência Senado
Eleitores de mais de cinco mil municípios vão às urnas no dia 2 de outubro, para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 92 municípios do país devem realizar segundo turno eleitoral, no dia 30 de outubro, incluindo 25 capitais.
O senador João Capiberibe (PSB-AP) destacou a importância e a responsabilidade dos eleitores na hora de escolher os gestores. “Há uma certa desconfiança na representação política. Daí a importância de reforçar nessa campanha a necessidade da transparência nos gastos públicos”, afirmou Capiberibe.
O senador é o autor da Lei da Transparência, que determina a publicação, em tempo real, na Internet, das informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos três poderes na União nas esferas federal, estadual e municipal.
O Nordeste é a região com maior número de municípios que participarão das eleições. São quase 2 mil cidades, com destaque para o estado do Maranhão e da Paraíba, que juntos tem quase 1/4 do total.
Capiberibe ressaltou a necessidade de uma reforma política para incentivar a participação popular. “O sistema que está aí apodreceu. É necessário modificar completamente leis que regem campanhas eleitorais para que elas se tornem efetivamente mais democráticas”, disse.
Nas eleições deste ano, candidatos e eleitores devem ficar atentos às novas regras durante a campanha e o dia de votação. Para os candidatos, está proibido o uso de efeitos especiais nas propagandas eleitorais na TV e no rádio. O teto de gastos de campanha de prefeito é de R$ 100 mil em municípios com até 10 mil habitantes.
Com informações da Rádio Senado