A Paraíba ganhou destaque nacional recentemente por ter oferecido a maior cobertura e menor demora na implementação de ensino remoto para os alunos das Escolas Estaduais durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19.
O responsável por priorizar a formação de crianças e jovens foi o atual governador e candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB).
A atenção dada à educação deu ao Estado a melhor nota em pesquisa realizada pela Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, a Paraíba foi o Estado melhor avaliado em relação aos programas de educação pública à distância, alcançando eficiência de 6,0 pontos, número maior que o dobro da média nacional de 2,38.
O candidato é professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), tem 69 anos, nasceu em João Pessoa, é engenheiro civil, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Técnico e compõe a coligação Juntos pela Paraíba.
As propostas de campanha de Azevêdo – eleito em 2018 com mais de 1,1 milhão de votos – estão fincadas na valorização da Saúde, da Educação e no combate à fome.
Nos anos 2000, Azevêdo foi secretário nas prefeituras de Bayeux e de João Pessoa, tendo assumido pastas como Planejamento e Habitação. No governo do Estado, antes de sua primeira eleição em 2018, foi secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, desde 2011.
Num segundo governo, João Azevêdo pretende apostar em políticas de fortalecimento voltadas aos municípios e estabelecer um novo Ciclo de Políticas Públicas para a Paraíba, fundamentado no princípio democrático e na busca do desenvolvimento sustentado e das boas práticas na gestão pública.
As propostas do candidato para o Estado estão divididas em seu Projeto de Governo entre três eixos: Paraíba em Boa Governança, Paraíba nos Princípios Sustentáveis e Paraíba Inteligente e Inovadora. Para ter acesso ao documento completo clique aqui.