Candidato à reeleição para prefeitura de Porto Velho, o socialista Mauro Nazif busca dar prosseguimento a políticas sociais e de infraestrutura iniciadas em seu primeiro governo. De acordo com a última pesquisa Ibope, Nazif lidera a disputa em empate com o candidato Léo Moraes, do PTB, ambos com 21%. O levantamento foi feito entre 11 e 15 de setembro.
Como médico, Nazif se dedicou especialmente a melhorar as condições da prestação dos serviços de saúde, com a ampliação das especialidades, aumento do número de médicos e do horário de atendimento do Centro de Especialidades Médicas de Porto Velho. Como consequência de sua gestão, hoje, o CEM oferece 33 especialidades, 60 médicos e horário estendido até às 22h. Isso permitiu que 500 pessoas por dia passassem a ser atendidas na unidade de saúde.
Além disso, lembra Nazif, equipamentos de última geração foram implantados na Maternidade Infantil Municipal e mais pediatras passaram a atender, inclusive nos plantões, nas UPAS e outros hospitais.
“Na nossa gestão, trabalhamos na distribuição de fraldas, independentemente da idade, para pacientes de baixa renda, investimos no atendimento a mais de 80 pacientes com oxigenoterapia em casa e no transporte de pacientes para tratamentos agressivos como hemodiálise e quimioterapia. Instalamos o projeto de Assistência Social Volante, que atende moradores ribeirinhos e de locais de difícil acesso”, acrescenta.
Durante os quatro anos, a prefeitura de Porto Velho investiu 30% de toda sua arrecadação na área de educação, quando a Constituição Federal exige 25% dos municípios. Em seu governo, foram abertas 278 novas salas de aula, que geraram mais de 10 mil vagas em toda a rede municipal, foi criada a primeira escola bilíngue para deficientes auditivos e, ainda, foram implatadas cinco escolas com educação integral.
“O resultado de tudo isso veio medido em números com o ensino municipal subindo no ranking do IDEB. Entre as capitais brasileiras, Porto Velho saiu das históricas e incômodas últimas posições e cresceu chegando ao 17º lugar no país. Mais de 50% de nossas escolas obtiveram notas acima da média e melhoraram suas qualidades técnicas, isso significa mais aprendizado e muito mais investimento”, afirma.
Na área de habitação, Mauro Nazif entregou 2.968 casas por meio de programas em parceria com o Governo Federal. Ele lembra ainda que já foram realizados a seleção e cadastro de mais 5 mil beneficiários para as próximas remessas. “Com o cruzamento de informações em um sistema único, podemos avaliar melhor a real necessidade das famílias, dando um lar a quem precisa. Queremos fazer ainda mais e, por isso, vamos manter essa parceria para continuar amparando aqueles que ainda precisam de moradia”.
Sanamento básico é uma das prioridades para a nova gestão, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), junto com a melhoria na coleta de lixo, a limpeza de canais, a implantação de rede de drenagem, a redução nos casos de alagamentos e, consequentemente, nos casos de malária, afirma o candidato socialista.
“O cronograma da coleta de lixo é cumprido e os caminhões passam de 2 a 3 vezes por semana. Antes, ficavam até 15 dias sem recolhimento. Com as obras de drenagem, diminuíram as alagações e, assim, diminuiu a proliferação dos mosquitos. De 14 mil casos de malária, em 2012, houve uma queda para cerca de 3 mil atualmente. A água e o esgoto estão sob a responsabilidade do Governo do Estado, mas queremos trazer para a prefeitura e cuidarmos de perto. Tudo isso faz parte do projeto das PPP”, explica.
Para Mauro Nazif, cuidar do meio ambiente vai muito além de arborização. Por isso,seu governo recuperou o Parque Natural, plantou 22 mil árvores (com mudas do Viveiro Municipal), replantou matas ciliares e limpou as áreas de igarapés da cidade. “Nosso planejamento para uma nova gestão inclui criar as unidades de conservação municipais, fomentar a cadeia de sócio-biodiversidade com os ribeirinhos e indígenas, além de continuar a recuperação das matas ciliares nas áreas de preservação permanente da cidade”, garantiu.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional