Um encontro on-line homenageou o ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do PSB Eduardo Campos que completaria 55 anos nessa segunda-feira.
Conduzida pelo filho de Eduardo, o deputado federal João Campos (PSB-PE), a live contou com a participação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do vice-presidente de Relações Governamentais, Beto Albuquerque, dos governadores Paulo Câmara (PE) e Renato Casagrande (ES), e do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio.
“Decidimos fazer uma live reativando a página de Eduardo Campos que estava parada há seis anos para fazer uma conversa informal com amigos e pessoas que conviveram também na política com meu pai”, explicou João Campos na abertura da transmissão.
“Evidentemente ser neto de Miguel Arraes é uma vantagem, mas ele tinha talento para a política. Ele gostava do povo, especialmente do povo que precisa da política e foi esse talento que fez com que ele se desenvolvesse como o estadista que estava demonstrando ser, já antes da campanha presidencial”, disse Siqueira.
O presidente do PSB lamentou a ausência de Eduardo neste dia, mas afirmou que “ele continua presente com suas ideias por que homens como ele não morrem, seus ideais são permanentes”, e lembrou que o projeto da Autorreforma do PSB tem o pernambucano como inspiração, pois ele “segue sendo uma luz para nossos caminhos, caminhos que vamos continuar a trilhar no partido”.
Assim como Siqueira, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio destacou a entrega de Eduardo ao combate à injustiça social: “Dar oportunidade a quem nunca teve era uma das frases mais repetidas por ele. Em Pernambuco continuamos tocando o projeto iniciado por Eduardo, ele mostrou que é possível mudar a vida das pessoas”.
Companheiro de Eduardo por oito anos, como secretários de Estado, e sucessor dele no governo de Pernambuco, o governador Paulo Câmara lembrou que tudo que o socialista queria era que Pernambuco pudesse honrar todos os seus cidadãos. “Hoje temos que homenagear a visão de futuro que Eduardo tinha, visão essa que está faltando nesse momento ao Brasil, está faltando entender que os problemas podem ser evitados se tiver gestão e olhar sistêmico”.
O governador do Espírito Santo e companheiro político de Eduardo, Renato Casagrande também estava entre as personalidades que homenagearam o socialista.
“Em 2013 Eduardo já falava sobre a importância de romper a polarização que existia no país e explicava a importância de ter uma alternativa que pudesse enriquecer a política brasileira. De lá para cá, a polarização cresceu e se dá hoje sem consistência e por messianismo. Temos que buscar inspiração em sua história para construir alternativas”, lembrou Casagrande.
O vice-presidente de Relações Governamentais do PSB e ex-deputado federal Beto Albuquerque explicou que as carreiras políticas dos dois se cruzaram e foi além do âmbito político, criando um laço de amizade que se estendeu até suas famílias: “O legado do Eduardo, sua conduta, seus exemplos, sua determinação e sua insistente indignação contra aquilo que estivesse errado, sua absoluta convicção em transformar as coisas, como fez no governo de Pernambuco e como poderia fazer a nível nacional, tudo isso foi eternizado por sua postura coerente e segura”, afirmou.
Sucessor de Eduardo Campos no Ministério da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende lembrou que o socialista tinha uma “fabulosa capacidade de comunicação”.
“Quando Eduardo entrou no Ministério já pensou em um plano de ação, reuniu cientistas e criou um planejamento estratégico que foi um sucesso. A comunidade científica reconhece hoje que nunca tivemos no governo federal um planejamento e um compromisso cumprido tão à risca como o dessa gestão”, reconheceu Rezende.
Participaram também do encontro virtual o poeta Antônio Marinho que abriu as homenagens recitando uma poesia ao amigo e a ex-ministra do meio ambiente e candidata a vice de Eduardo na campanha presidencial, Marina Silva, que fechou a live afirmando que aprendeu muito com o Eduardo e que “se ele estivesse aqui, estaria ajudando muito. Principalmente a essa geração de políticos que está agindo num momento de desrespeito a democracia”, afirmou.
A gravação da live está disponível na página do PSB no Facebook, para assistir basta acessar https://www.facebook.com/psbnacional40/videos/634683280772527.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional