O Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), segmento sindical do PSB, se une às manifestações antifascistas e de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, que ocorreram pelo país nos últimos dias.
Em nota, a Coordenação Nacional do SSB afirma que estamos vivenciando um momento histórico e precisamos dar um basta ao fascismo contido “em cada ato contra o STF, em cada agressão contra jornalistas, em cada afronta ao Congresso Nacional e às instituições que representam nossa democracia”.
No texto, a SSB se coloca ao lado de dezenas de entidades da sociedade civil e do PSB na linha de frente em defesa da democracia e afirma que é necessário se manter em diálogo constante com as bases. “É hora de montarmos uma efetiva Frente Ampla, capaz de barrar a onda fascista que atinge várias nações e a defesa da democracia”.
Confira abaixo o texto na íntegra:
NOTA DE APOIO
SSB apoia as manifestações antifascistas e em defesa da democracia
O Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), corrente sindical do Partido Socialista Brasileiro (PSB), afirma seu irrestrito apoio às manifestações antifascistas e em defesa da democracia, ocorridas nos últimos dias em diversas cidades do país.
Nosso partido tem como lema a busca pelo socialismo e a defesa da liberdade, ideias que vêm sendo sistematicamente atacadas pelo governo de Jair Bolsonaro. É preciso dar um basta ao fascismo contido em cada ato contra o STF, em cada agressão contra jornalistas, em cada afronta ao Congresso Nacional e às instituições que representam nossa democracia.
Estamos vivenciando um momento histórico. Em meio a uma pandemia terrível, que já matou mais de 30 mil brasileiros e brasileiras, vemos o presidente e seus apoiadores flertarem desavergonhadamente com atitudes criminosas contra a saúde pública e a democracia.
A SSB se coloca ao lado de dezenas de entidades da sociedade civil e o PSB na linha de frente em defesa da democracia.
Aumenta a cada dia a lista de crimes de responsabilidade cometidos por Jair Bolsonaro. O impeachment é mais do que urgente!
O movimento sindical de todo o Brasil precisa estar atento. A classe trabalhadora é a primeira afetada pela crise que a cada dia se avoluma. A combinação entre a pandemia e o desemprego em massa resultará na maior recessão de nossa história.
Precisamos nos manter em diálogo constante com nossas bases e também com aqueles que nos representam nas cidades e em todo o Brasil. É hora de montarmos uma efetiva Frente Ampla, capaz de barrar a onda fascista que atinge várias nações e a defesa da democracia.
Todo apoio aos atos antifascistas!
Viva a democracia! Venceremos!
Brasília, 2 de junho de 2020
Coordenação Nacional do Sindicalismo Socialista Brasileiro – SSB