O Deputado Federal José Stédile (PSB/RS) representará a bancada gaúcha no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais no RS nesta quinta-feira, dia 1º de março. O evento, que contará com a presença do coordenador nacional, deputado federal Ricardo Izar (PSD/ SP), acontece às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, s/n).
Além da proibição de animais em circos, a Frente está debatendo e sugerindo medidas relacionadas ao controle populacional de animais; combate à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres; condições de transporte e abate; aperfeiçoamento da legislação vigente e proteção do habitat natural.
Para o deputado José Stédile, é muito importante o debate no âmbito estadual. “O tema da proteção dos animais é fundamental e tem meu completo apoio. Inclusive estarei anunciando projeto que apresentei recentemente na Câmara. O PL 3271/2012 altera a redação de dispositivos do Decreto-Lei nº 4.238, de 8 de abril de 1942, que dispõe sobre a fabricação, o comércio e o uso de artigos pirotécnicos e dá outras providências. A minha proposta é proíbir a venda de fogos de artifício para pessoas físicas, por conta dos riscos da utilização e também devido ao sofrimento dos animais pelo barulho”, destacou.
O deputado socialista lembrou ainda, que existem muitas iniciativas para proteção de animais domésticos, mas que é preciso dar atenção também aos que sofrem agressões e são sacrificados para o consumo humano. “Eu pretendo lançar em breve um projeto de lei que trata da proteção desses animais”, concluiu o deputado.
Durante o lançamento da frente em Brasília, no dia 29 de setembro, o parlamentar comentou com humor sobre o caso citado por uma convidada, de um vereador de Araraquara, que propôs a compra de Girafas africanas para mostrar à população que não conhece o animal. “Sugiro que façam uma troca entre a girafa e o vereador. Afinal, o povo africano nunca viu de perto um vereador de Araraquara.”