Os deputados federais Tadeu Alencar (PSB-PE) e Elias Vaz (PSB-GO) integrarão a equipe do Ministério da Justiça no Governo Lula-Alckmin. Eles comandarão as secretarias nacionais de Segurança Pública e de Assuntos Legislativos, respectivamente, a partir de janeiro de 2023.
Os nomes dos socialistas foram anunciados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (21) pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), em Brasília.Tadeu Alencar afirma que uma das prioridades como secretário nacional de Segurança Pública será reestruturar as políticas públicas que foram desmontadas no governo Bolsonaro. “Há uma clara diretriz que é de discutir alguns assuntos debatidos durante a transição e que trata da estruturação de uma série de políticas públicas que foram reduzidas nos últimos anos dentro do próprio Ministério da Justiça. A secretaria vai dialogar com todos os estados”, afirmou.
De acordo com Alencar, a secretaria nacional de Segurança Pública vai respeitar a autonomia federativa. Além disso, ele afirmou que todas as experiências positivas dos Estados serão consideradas, não só de Pernambuco. Citou como exemplo o Pacto Pela Vida, política pública instituída na gestão do ex-governador Eduardo Campos. “Ninguém está diante de uma questão simples, mas estamos dispostos a trabalhar e vamos ajudar o ministro a cumprir bem a tarefa que lhe foi delegada”, disse.
Formado em Direito, Tadeu Alencar possui especialização em Administração Judicial. Em sua trajetória, o deputado já ocupou os cargos de chefe da Casa Civil e Procurador-Geral do Estado no governo de Eduardo Campos. Foi eleito deputado federal por dois mandatos. Alencar também foi líder do PSB na Câmara.
Em suas redes sociais, Elias Vaz agradeceu o convite para assumir a Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos e reafirmou o compromisso com a reconstrução do país. “É com imenso prazer que aceito o cargo de secretário da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL), indicado pelo companheiro Flávio Dino, nosso novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Reafirmo meu compromisso com o Brasil, com os brasileiros, com o governo Lula. A nossa luta pela reconstrução do Brasil está mais forte do que nunca”, escreveu.
Perguntado sobre quais serão suas prioridades como secretário, Vaz disse que irá contribuir na estratégia geral do ministério, principalmente na relação política da pasta com o Congresso Nacional.
Elias Vaz de Andrade foi eleito deputado federal em 2018. Ele é vice-líder da bancada do PSB na Câmara. É formado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e foi vereador por cinco mandatos em Goiânia. Como integrante das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Finanças e Tributação, teve atuação marcada por diversas denúncias de gastos públicos indevidos durante o governo Bolsonaro.
Com informações do Jornal do Commercio e O Popular