O estado do Tocantins será o primeiro do Brasil a disponibilizar internet gratuita para quase metade da população. O projeto UFT Conecta é uma ação da Universidade Federal do Tocantins voltada à inclusão digital, que levará internet social gratuita, na tecnologia wireless, a todas as cidades onde a universidade possui campus, a começar pela capital. Tocantins tem 1,3 milhões de habitantes.
Um dos principais entusiastas do projeto é o deputado federal Laurez Moreira (PSB-TO). “Me dá muita alegria saber que as pessoas que moram nos bairros mais distantes das nossas cidades vão ter acesso à internet gratuita. Os benefícios trarão melhorias na formação dos estudantes humildes do nosso estado”, comemora. Laurez Moreira destinou R$ 9 milhões para a realização do projeto através do Ministério de Ciência e Tecnologia.
De acordo com o parlamentar, neste primeiro momento, sete cidades vão receber as torres de internet, depois da capital Palmas, que está em fase final de implementação, recebem o benefício as cidades de Gurupi, Porto Nacional, Araguaína, Miranorte, Tocantinópolis e Arraias. “A expectativa é levar internet a todo Tocantins e dessa forma, além de promovermos a inclusão digital, melhorarmos as ações do Governo nas áreas de segurança pública e saúde”, garante.