O candidato do PSB a Prefeito de Aracaju, Valadares Filho, apresentou essa semana no programa eleitoral gratuito a proposta do seu Plano de Governo para resolver o problema da mobilidade urbana na capital: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O Veículo Leve sobre Trilhos é um misto de metrô e ônibus, movido à energia elétrica.
A implantação desse moderno sistema de transporte de massa custa a metade de um metrô e transporta quatro vezes mais passageiros do que os ônibus, com nível de poluição zero.
O VLT de Aracaju vai funcionar integrado ao ônibus e com apenas uma única tarifa o passageiro poderá utilizar todo o sistema. Com capacidade para transportar 480 passageiros em cada composição de três vagões, o VLT será totalmente climatizado e equipado com câmeras de segurança.
PERCURSO – O antigo prédio da Leste, na avenida Siqueira Campos, foi escolhido para sediar a Estação Central do VLT de Aracaju, que vai circular em um grande anel de interligação entre as áreas mais povoadas da capital.
Pelo projeto apresentado por Valadares, a estação central ele segue pela avenida Tancredo Neves, passa pelo Detran, contorna o Santa Lúcia e vai até o Orlando Dantas. Dali, o VLT desce pela Heráclito Rollemberg, passa pelo Augusto Franco e vai até a Orla dda Atalaia, retornando pela Coroa do Meio e, nesse trajeto, passando pelos shoppings Riomar e Jardins em direção ao Centro. Uma vez no Centro, segue até o Terminal Hidroviário pelas ruas 13 de Julho e da Frente.
Do Terminal Hidroviário sairão duas linhas: uma que volta para a Estação Central e outra que sobe em direção ao Santo Antônio, pega a Euclides Figueiredo e vai até a entrada do Bugio.
Esse grande anel será cortado por mais duas linhas: uma no sentido oeste-leste, ligando o Centro ao Jardim Centenário, e outra no sentido norte-sul, ligando a estação central ao Conjunto Orlando Dantas.
CUSTO DE IMPLANTAÇÃO – A maioria das cidades médias da Europa já utiliza o VLT. No Brasil ele está às vésperas de funcionar em Brasília e Cuiabá e já está sendo implantado em cidades como Arapiraca, em Alagoas, e Macaé, no Rio de Janeiro.
Para a implantação desta primeira etapa em Aracaju, a Prefeitura vai investir R$ 200 milhões com recursos próprios. Os demais recursos virão do programa federal Pró-Transporte, dos governos estadual e outras fontes de financiamento.
A proposta de Valadares Filho vai colocar Aracaju nos trilhos para o futuro.