O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), lançou o Atlas do Capital Humano de Fortaleza, uma plataforma analítica com dados sobre formação profissional e educacional da capital cearense. Trata-se de um relatório anual em formato de painel dinâmico e interativo com indicadores sobre educação básica, profissional de nível médio e superior, entre outros.
Operando com um volume grande de informação, a ideia do painel é permitir que gestores da educação pública e particular, a entidades do terceiro setor, ao poder público e ao público em geral, acessar informações atuais e séries históricas dos conjuntos de dados da capital cearense.
Segundo Élcio Batista, que também é superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), pasta que capitanea o projeto, explica que o Atlas do Capital Humano poderá proporcionar melhorias no desenvolvimento social e econômico da cidade.
“Muitas vezes, uma empresa pode sair ou não se estabelecer numa cidade por desconhecer o capital humano que ela oferece. Aqui é o contrário, nós estamos oferecendo dados do nosso capital humano para as empresas e coletaremos informações sobre as dificuldades que elas têm em encontrar esse capital. Isso nos ajudará a formar melhor as pessoas, a fim de que elas não percam oportunidades na nossa cidade”, comentou durante o lançamento, no último mês.
Durante o lançamento, o superintendente do Iplanfor e vice-prefeito da capital, Élcio Batista, argumentou que o Atlas do Capital Humano de Fortaleza poderá proporcionar melhorias no desenvolvimento social e econômico da cidade.
Realizado pelo Inplanfor, da Prefeitura de Fortaleza, o Atlas é um produto específico de uma das metas da instituição, que é a organização de plataformas analíticas de dados.
Uma das metas é realizar uma gestão célere, baseada em evidências, uma vez que agregar diferentes dados sobre a cidade norteia a tomada de decisões da gestão municipal. Trata-se do primeiro atlas a vir a público, antecedendo o Atlas da Economia, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022.
O Atlas é um produto sobre o capital humano e inaugura um passo importante para a realização de estudos e pesquisas sobre a cidade, pois está baseado em valores como a política de dados abertos, o compartilhamento de tecnologia, o uso de softwares livres e o aperfeiçoamento de servidores municipais no uso das técnicas e ferramentas mais atuais de análises estatísticas. Quanto mais ampla for a capacidade analítica da prefeitura, mais rapidamente Fortaleza estabelecerá uma base sólida para o desenvolvimento sustentável, considera o Executivo municipal.
Para além das análises numéricas, o Atlas do Capital Humano de Fortaleza 2022 vai fomentar uma discussão na cidade com o objetivo de reorientar currículos e formações e didáticas, que podem se tornar mais voltadas para a resolução de problemas.
O Atlas traz um recorte para Fortaleza baseado em dados de cursos de curta duração (menos de 800 horas) fornecidos ao Iplanfor, assim como em dados do censo escolar e da educação superior (para cursos com mais de 800 horas). Os censos nacionais são realizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).