No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020, a Prefeitura de Campinas aplicou 53 mil doses nos postos de vacinação do município. As doses protegem contra três tipos de gripes: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
Antes mesmo do horário de encerramento, o estoque reservado para ser distribuído ao longo da semana foi todo utilizado no primeiro dia de vacinação.
Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas, garantiu a chegada de nova remessa das doses feita pelo governo do Estado e a continuidade da vacinação, hoje (24), nas 65 unidades de saúde, escolas, igrejas e praças públicas utilizadas na campanha. Tendas foram montadas em diversas partes da cidade para evitar a aglomeração.
“A vacinação foi um sucesso. Foram 53 mil pessoas vacinadas e as doses acabaram o que é um bom problema, porque mostra que sensibilizou as pessoas para se vacinarem. Em outras épocas tínhamos em média 5 mil pessoas por dia. Não teve tumulto nem aglomeração. Amanhã receberemos novas doses” , afirmou Donizette.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 segue orientação federal para ajudar a diferenciar os casos de gripe pelo Influenza do novo coronavírus, para o qual ainda não existe vacina. Especialistas acreditam que se população estiver imunizada contra os vírus da gripe, será mais fácil suspeitar e buscar o diagnóstico do novo coronavírus. A Campanha contra a gripe vai até o dia 22 de maio.
Mesmo com o alto número de pessoas vacinadas, não foi registrado problema nos Centros de Saúde e locais externos de vacinação organizados pela Prefeitura.
Os idosos em Campinas são em torno de 146 mil, segundo a Secretaria de Saúde da cidade. Com o sucesso do primeiro dia de vacinação, grande parte desse universo já recebeu a dose contra gripes causadas pelos principais tipos de Influenza.
Três etapas
A primeira etapa da vacinação prioriza pessoas a partir dos 60 anos de idade e profissionais de saúde. Nesta fase, estão incluídos os cuidadores de idosos e também funcionários de instituições de longa permanência para o público da terceira idade. Essa fase prossegue até o dia 15 de abril.
A partir de 16 de abril, a segunda etapa atenderá os grupos prioritários de professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e profissionais da força de segurança e salvamento.
No dia 9 de maio, começa o prazo para a vacinação de todos os grupos prioritários: crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas de cada um dos grupos prioritários. Esse escalonamento segue a determinação do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura de Campinas