
Foto: Facebook/Dep. Danilo Cabral (PSB-PE)
Os socialistas JHC (AL) e Danilo Cabral (PE) integram como presidente e relator, respectivamente, a Comissão Externa Temporária da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar, auxiliar e fiscalizar as ações realizadas nos municípios atingidos pelas cheias nos estados de Pernambuco e Alagoas.
No planejamento e cronograma de trabalho do colegiado, estão previstas audiências com ministros de Estado, reuniões com governadores e prefeitos dos locais atingidos, audiências públicas nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores.
Em reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira (7), os deputados JHC e Danilo Cabral propuseram a liberação antecipada pelo governo federal das emendas impositivas do orçamento deste ano destinadas aos municípios onde ocorreram as enchentes.
“O ministro nos garantiu que as emendas parlamentares destinadas a esses municípios atingidos pelas enchentes vão ter prioridade, o que significa dizer que vamos conseguir a liberação desses recursos de forma emergencial”, afirmou JHC após o encontro com o ministro.
“Nossas emendas podem ajudar na reconstrução dos equipamentos e no atendimento à população”, destacou Danilo Cabral, que é autor de uma emenda na área de saúde para Rio Formoso, cidade que teve o hospital municipal inundado e está com a população sendo atendida por um hospital de campanha do Exército.
Autor do requerimento de criação do colegiado, JHC afirma que o objetivo da comissão é propor à Câmara dos Deputados e ao Governo Federal medidas de suporte necessárias ao pronto atendimento da situação de calamidade dos municípios atingidos, bem como realizar ampla fiscalização sobre a aplicação dos recursos federais alocados.
“A missão temporária terá como objetivo averiguar in locu a situação das comunidades atingidas, propor à Câmara dos Deputados, bem como ao Governo Federal, medidas de suporte necessárias ao pronto atendimento da situação de calamidade e realizar ampla fiscalização sobre a aplicação dos recursos federais alocados”, afirma JHC.
O Governo Federal decretou situação de emergência em 51 municípios de Pernambuco e Alagoas, devido às fortes chuvas que caíram sobre a região na ultima semana. Cerca de 54 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas nos dois estados.
Assessoria de Comunicação do PSB Nacional com informações do JC Online