Mais de 55 entidades representativas da sociedade civil, como associações profissionais, movimentos sociais, partidos políticos, centrais sindicais e instituições religiosas, criaram nesta segunda-feira, 5, em Brasília, a Frente Ampla Nacional pelas “Diretas Já”.
No ato de lançamento foi divulgada uma nota conjunta defendendo eleições diretas em caso de vacância do cargo de presidente da República. O PSB, que integra a Frente Ampla, foi representado pelo senador João Capiberibe (AP).
“O Brasil atravessa uma grave crise política, econômica, social e institucional. Michel Temer não reúne as condições nem a legitimidade para seguir na presidência da República. A saída desta crise depende fundamentalmente da participação do povo nas ruas e nas urnas. Só a eleição direta, portanto a soberania popular, é capaz de restabelecer legitimidade ao sistema político”, destaca a nota.
O senador João Capiberibe (AP) defende a iniciativa como uma forma de potencializar o movimento pelo voto popular. “É hora de reconciliar a nação e atender ao desejo popular. Diretas já para fortalecer a democracia e barrar a perda de direitos”, afirma.
PSB e as Diretas-já
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, instituiu no partido um comitê para dar consequência prática à deliberação da Comissão Executiva Nacional, aprovada por unanimidade no último mês, em reunião na sede nacional, em Brasília.
A Comissão Executiva Nacional decidiu fechar questão em apoio a uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê eleições diretas em caso de vacância do cargo de presidente da República, além de apoiar a renúncia do presidente Michel Temer, como forma de acelerar a solução da atual crise de governabilidade instalada no país.
Na avaliação do presidente do PSB, o momento de crise exige do partido “a mais ampla presença em todas as frentes em que estiverem em questão os interesses populares, sendo neste momento, a mais relevante, justamente a defesa das Diretas já”, afirmou Siqueira.
O senador João Capiberibe foi designado por Siqueira para coordenar o comitê socialista, que tem como objetivo atuar em articulação com outros partidos políticos e organizações da sociedade civil.
Nesta quarta-feira, 7, será lançada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Suprapartidária por Eleições Diretas.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional