
Foto: Divulgação
O candidato à Prefeitura de São Luís (MA), Duarte Júnior (PSB), tem intensificado a campanha em alinhamento com os candidatos à Câmara Municipal da chapa. Nos últimos dias, o socialista ampliou sua presença nas comunidades e fortaleceu o diálogo direto com a população. Além disso, participou de debates promovidos pelos veículos de comunicação local, em contraste com o atual prefeito, que tem evitado comparecer a esses espaços de discussão.
Na quarta-feira (25), Duarte Júnior esteve na região do Itaqui-Bacanga, onde, acompanhado de apoiadores, percorreu as ruas, distribuiu panfletos e dialogou com comerciantes e moradores. O candidato ouviu as principais demandas da comunidade e, ao abordar o tema da acessibilidade, ressaltou que dará prioridade ao cumprimento da lei de muros e calçadas. Ele também afirmou que, se eleito, pretende reduzir o IPTU para aqueles que se adequarem às regras de acessibilidade.
“A luta pela inclusão não é para uma eleição, mas para uma geração. Infelizmente, em São Luís, nem a lei de muros e calçadas é cumprida. Você vai na área mais nobre da cidade, na Avenida dos Holandeses, e vê que nenhuma calçada é acessível. A prefeitura já foi condenada a garantir a acessibilidade nessas calçadas. Na nossa gestão, nós vamos garantir incentivos fiscais e redução de IPTU para quem adequar sua calçada. Vamos também assegurar a inclusão nas escolas e na saúde, para que nossas crianças possam ter o direito de ler, aprender e se desenvolver”, disse o candidato.
Propostas
Nos debates, Duarte Júnior tem enfatizado a relevância de políticas públicas inclusivas e ações concretas voltadas para a juventude. Ele identificou a busca pelo primeiro emprego como a principal demanda dos jovens em São Luís e propôs incentivar empresas a contratarem essa faixa etária por meio de programas específicos, especialmente no Centro Histórico da cidade.
O candidato socialista citou, por exemplo, a parceria com a Universidade Ceuma para a criação de um polo que oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes em horários acessíveis para jovens e adultos.
Sobre educação, Duarte Júnior defende propostas para promover uma educação pública de qualidade e inclusiva. “As escolas funcionarão em tempo integral. Nós vamos fazer com que a educação de São Luís funcione de verdade, com uma educação de qualidade e inclusiva”, frisou. Ele também mencionou a utilização das escolas nos fins de semana pela comunidade, permitindo que crianças, adolescentes e jovens tenham acesso a equipamentos esportivos.
Outra prioridade é eliminar a fila de marcação de consultas em São Luís, descentralizar o agendamento de exames e consultas e aumentar a oferta de atendimentos nos Centros de Especialidade. Além disso, pretende credenciar hospitais da rede privada, oferecendo isenção de impostos para a realização de consultas, e construir o Hospital dos Olhos, ampliando o acesso à saúde especializada.
Outra proposta é converter os terminais de integração em shoppings de serviços, oferecendo atendimento médico, serviços de cidadania e creches para facilitar o acesso à educação infantil. A ideia dá continuidade ao projeto iniciado durante sua gestão como presidente do Procon, quando liderou a reforma dos terminais de integração do São Cristóvão e do Distrito Industrial.
Além disso, o Projeto Mãe Coruja oferecerá acompanhamento especializado e acesso a exames essenciais, garantindo um pré-natal de qualidade para a saúde da mulher e do bebê. Também será implementado o passe livre estudantil para todos os alunos da rede municipal de ensino de São Luís.
No que diz respeito ao transporte público, Duarte Júnior pretende firmar parcerias com o governo federal para implementar o programa Refrota, que, segundo ele, pode disponibilizar até 4 milhões de reais para a renovação da frota de ônibus, promovendo melhorias no transporte coletivo da cidade.
Escolas de samba declaram apoio
As dez escolas de samba de São Luís anunciaram seu apoio à candidatura de Duarte Jr. durante um encontro em Madre Deus.
O evento foi marcado por discursos que exaltaram a importância do carnaval como um dos principais símbolos da cultura local e da cidade.
Entre os compromissos assumidos pelo socialista está a revitalização da Passarela do Samba e a retomada dos cinco dias de desfiles tradicionais, além de uma lei de incentivo cultural que garantirá mais recursos e autonomia às escolas de samba.