A Prefeitura do Recife aliou sustentabilidade e inclusão social ao transformar, até setembro deste ano, 100 toneladas de resíduos orgânicos secos e molhados em 58 toneladas de adubo orgânico e contendo a emissão de 80 toneladas de dióxido de carbono, metano e outros gases de efeito estufa para a atmosfera. A transformação ocorreu no Sistema Agroflorestal Urbano e Compostagem (Safuc), localizado no edifício-sede da Prefeitura, no bairro do Recife.
O adubo produzido é aplicado como fertilizante natural em cerca de 70 unidades produtivas atendidas pela Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (Seau), entre eles escolas e creches municipais, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de saúde, além de apoiar terreiros e outros projetos a sociedade civil.
Resíduos de varrição, capinação, pó de café e sobras alimentares são processados no pátio de compostagem, reforçando a agricultura urbana e promovendo o desenvolvimento agroecológico do Recife.
Além da coleta de resíduos na sede da Prefeitura, está em andamento um projeto piloto para o reaproveitamento e destinação consciente de resíduos orgânicos dos mercados e feiras públicas da cidade.
Desde dezembro de 2023, já foram recolhidas 15,7 toneladas de resíduos orgânicos dos mercados e feiras, que, somadas às 56,5 toneladas de resíduos secos e molhados coletados na sede da Prefeitura desde o início deste ano, resultaram na produção de 40 toneladas de adubo orgânicos no Safuc.
O sistema de compostagem conta com uma equipe formada por uma engenheira agrônoma e sete reeducandos, que participam ativamente na produção de adubo orgânico, mudas e plantio, adquirindo conhecimentos sobre o cuidado com o solo, os benefícios das plantas e o cultivo de alimentos.
O sistema agroflorestal mantido pelo projeto integra mais de 70 espécies, combinando árvores com plantas de interesse agrícola, como frutíferas, leguminosas, hortaliças, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e medicinais. O espaço recebe visitas de alunos e servidores públicos. Mais de 300 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, já visitaram o espaço este ano, participando de vivências e oficinas voltadas para a conscientização ambiental. Além disso, aproximadamente 400 mudas de diversas espécies e cerca de 51 toneladas de composto foram distribuídas, incentivando a agricultura urbana na cidade.
A Seau acompanha de perto as unidades produtivas vinculadas ao projeto, tendo realizado cerca de 840 visitas técnicas até o momento, oferecendo assistência e suporte para otimizar os processos de produção e garantir a sustentabilidade das ações.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife