O Governo do Maranhão garantiu mais avanços no cuidado com a segurança alimentar. Na data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), o governador Carlos Brandão (PSB) assinou termos de cooperação técnica para reforçar as ações no Estado.
“O Maranhão tem um conjunto de programas sociais que fez o estado, em dois anos, retirar quase 1 milhão de pessoas da extrema pobreza. Isso significa dizer que estamos no caminho certo com políticas que atendem a população de baixa renda e com isso vamos erradicando a pobreza. Não estamos apenas oferecendo alimentos a baixo custo, também temos desenvolvido programas de geração de emprego e qualificado as pessoas para que tenham o futuro garantido. Como é o caso do programa Padaria Artesanal e muitas outras políticas, mostrando ao Brasil que é possível”, destacou Brandão na solenidade de assinatura durante o seminário “Direito aos alimentos para uma vida e futuro melhores – Não deixar ninguém para trás”, organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Ainda durante o evento foram assinados acordos de cooperação técnica entre a Sedes e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com e Escola de Governo do Maranhão (Egma) e com o Instituto Pacto Contra a Fome.
A parceria com o Instituto Pacto Contra a Fome, que busca a união de forças para combater a fome e o desperdício de alimentos, também foi destaque. A meta de curto prazo é que, até 2030, nenhuma pessoa no Brasil esteja sofrendo com a fome, e a longo prazo que até 2040 todas as pessoas no país estejam bem alimentadas.
Durante a solenidade, uma das ações de destaque do Estado foi o projeto Padaria Artesanal, que já está presente em 30 municípios. A iniciativa é desenvolvida em unidades dos Restaurantes Populares, com a meta de expandir a ação para todas as unidades.
Madrinha da proposta, a primeira-dama Larissa Brandão explicou o surgimento do Padaria Artesanal, idealizado pela segunda-primeira-dama do Brasil, Lu Alckmin.
“Esse é um projeto que eu fiquei muito feliz quando o conheci pela segunda-dama Lu Alckmin (PSB). Eu conversei com o secretário Paulo Casé para caminharmos juntos para desenvolver esse projeto de capacitação, que dá independência financeira para pessoas que têm uma família para sustentar possam ter independência financeira com a geração de renda”, informou a primeira-dama.
Sobre o Dia Mundial da Alimentação
No ano de 1979, a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu a data de 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação, um alerta à população mundial sobre o avanço da fome no planeta.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Maranhão