O PSB alcançou um avanço significativo na representatividade feminina nas eleições municipais deste ano, elegendo 51 prefeitas em quatro regiões do país, um crescimento de 112,5% em comparação a 2020, quando 24 prefeitas socialistas foram eleitas. O aumento também se refletiu no número de vice-prefeitas e vereadoras: 80 vice-prefeitas assumiram cargos, contra 53 em 2020. Já o número de vereadoras eleitas saltou para 666, frente às 405 no último pleito.
O crescimento ocorreu nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O Norte foi a única região sem representantes eleitas. O balanço foi apresentado pela secretária nacional de Mulheres, Dora Pires, durante reunião da Executiva Nacional do PSB, nesta quinta-feira (17).
Segundo Dora, a ampliação da representatividade das mulheres socialistas é um dos pontos mais positivos desta eleição, e reflete um fortalecimento importante no cenário político. Para ela, o resultado revela o compromisso do segmento de mulheres do PSB com a ampliação da presença feminina nos espaços de poder.
“Com pouco que tivemos, com a queda que tivemos no nosso tamanho, na eleição anterior, a gente chegou agora nessa eleição numa situação de muito conforto, principalmente no que diz respeito às mulheres. Esse é um quadro que nos traz uma certa felicidade, já que crescemos mais 100% no que diz respeito às prefeitas”, comemorou.
Dora defendeu o diálogo entre as lideranças partidárias e as mulheres que militam nas bases. Para a socialista, é fundamental que as mulheres que participam da articulação política e da formulação de estratégias sejam ouvidas. “Não podemos deixar de ouvir as direções partidárias nos territórios, mas também não podemos deixar de ouvir as mulheres que, com seu olhar feminino, contribuem diretamente na construção das disputas eleitorais e a construção partidária”, defendeu.
Durante a reunião, Dora reconheceu ainda o esforço da militância que, apesar dos desafios, se manteve firme na construção política. “Quero parabenizar todas as companheiras e companheiros que tiveram a ousadia, a força e a vontade de construir com o partido e serem candidatas e candidatos num momento tão difícil, mas houve a vontade de contribuir e ser instrumento de mudança no nosso partido”, agradeceu.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional