
Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, recebe a premiação. Foto: Divulgação
A Paraíba é o primeiro estado mais competitivo do Nordeste e o décimo no país, segundo a edição de 2017 do Ranking de Competitividade dos Estados. O desempenho do estado garantiu a conquista do Prêmio Excelência em Competitividade, entregue ao governador Ricardo Coutinho (PSB), durante cerimônia realizada em São Paulo, nesta quarta-feira (20).
No plano nacional, a Paraíba saiu do 15º lugar (47,8 pontos) em 2016 para o 10º lugar (49,8 pontos) neste ano. Destacou-se em três áreas: na educação, saltou do 19º lugar para o 14; na segurança pública, do 24º para o 13º lugar; e na sustentabilidade social, avançou da 19ª para a 16ª posição.
O levantamento é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada.
Ao receber o prêmio, Coutinho atribuiu o resultado a uma gestão “responsável e comprometida” com os avanços sociais e econômicos e destacou os investimentos do governo do Estado em áreas essenciais, como infraestrutura de transporte e abastecimento de água, além de melhorias em segurança e educação, que somados formam uma base sólida para a competitividade da Paraíba.
“É preciso permitir que a política, a boa política, possa criar um ambiente de retomada do crescimento, em todas as regiões. A economia não pode ser uma ciência baseada apenas em números, mas uma ciência social, pronta para transformar para melhor a vida das pessoas”, ressaltou.
O ranking se baseia na análise de 66 indicadores – sendo que 35 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)-, agrupados em 10 pilares. Infraestrutura, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, segurança pública, sustentabilidade social, solidez fiscal, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública são os pilares analisados.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba