A vereadora Camilla Gonda (PSB) realizou uma ação para sensibilizar os curitibanos sobre a urgência de combater a violência doméstica e o feminicídio.
Quem passou pelo calçadão da Rua XV, em frente à Estação Central de Curitiba, na última semana, se deparou com um adesivo redondo fixado ao chão, contendo a frase: “A cada hora, uma mulher é vítima de violência doméstica em Curitiba”. A ação destacou dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que apontam que mais de 3,8 mil casos de violência doméstica foram registrados na capital paranaense em apenas cinco meses, entre janeiro e maio de 2024.
Além do adesivo, a intervenção contou com um banco de praça, simbolizando um espaço de pausa e reflexão sobre a luta contra o feminicídio. No local, uma placa convidativa com a mensagem “Sente e reflita. Levante e aja” incentivava a população a se engajar na causa, com um QR Code que direcionava para os canais oficiais de ajuda, promovendo um suporte imediato às mulheres.
Durante o evento, pedestres puderam retirar adesivos com mensagens de apoio, como “Mulher, você não está sozinha”, “Não confunda agressão com amor”; “Não é vergonha pedir ajuda”; “Mulher, não se cale”, fortalecendo a rede de apoio às vítimas.
“O combate à violência contra a mulher é um trabalho conjunto entre o poder público e a população. Não podemos nos calar. Precisamos amplificar as vozes das mulheres que pedem ajuda e apoiar aquelas que ainda não conseguem gritar por socorro”, destacou Camilla Gonda.
A ação teve como objetivo chamar a atenção para o combate à violência doméstica e promover a conscientização sobre o Dia Internacional da Mulher.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Vereadora Camilla Gonda (PSB)