Sob o governo de João Azevêdo (PSB), a Paraíba conquistou em 2025 um resultado histórico no Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP). No quesito segurança pública, que mede a capacidade dos Estados em preservar a ordem, reduzir a criminalidade e proteger direitos individuais, a Paraíba alcançou o 2º lugar entre os Estados do Norte e Nordeste e o 7º lugar nacional. Esse desempenho consolida o Estado como uma das referências regionais em políticas públicas de segurança.
Na segurança pública, são avaliados indicadores essenciais como segurança pessoal, segurança patrimonial, mortalidade no trânsito, feminicídios, violência sexual e qualidade da informação criminal. Esses parâmetros traduzem, de forma prática, a efetividade das políticas públicas implementadas. O bom desempenho reflete avanços consistentes nesses quesitos, colocando o estado em posição privilegiada no cenário brasileiro.
“O resultado evidencia o compromisso do Governo da Paraíba em promover uma segurança pública eficiente. Em um contexto onde segurança é fator determinante para o desenvolvimento econômico e social, a Paraíba demonstra que investir em gestão estratégica, tecnologia e fortalecimento institucional gera resultados concretos e reconhecidos em âmbito nacional e regional”, destacou o secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes.
A Paraíba também apresentou avanços expressivos na prevenção e enfrentamento de crimes contra a vida e contra o patrimônio. A integração de tecnologias de radiocomunicação e videomonitoramento, por meio dos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) em atividade nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, o fortalecimento do policiamento nas ruas e a ampliação da inteligência policial têm sido estratégias fundamentais para aumentar a sensação de segurança e reduzir a criminalidade em áreas estratégicas do Estado.
Entre os indicadores avaliados, destaca-se também a atuação do sistema de justiça criminal, a redução do número de presos sem condenação e a busca pela diminuição do déficit de vagas no sistema prisional. Essas dimensões são cruciais não apenas para a garantia da justiça, mas também para evitar a reincidência criminal e assegurar que o sistema funcione de forma equilibrada. Na Paraíba, políticas de ressocialização e fortalecimento do judiciário têm contribuído para resultados mais sustentáveis. Outro ponto importante é o esforço do estado na redução das mortes no trânsito e na morbidade hospitalar decorrente de acidentes.
No combate à violência sexual e ao feminicídio, a Paraíba se destaca pelo investimento em políticas de proteção à mulher, com ampliação e fortalecimento do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, ampliação das Delegacias da Mulher e das Salas Lilás nos Institutos de Polícia Científica.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo da Paraíba






