
Alunos participantes do projeto com as obras de arte criadas com peças reutilizadas de equipamentos eletrônicos obsoletos.
A Prefeitura do Recife, administrada pelo socialista Geraldo Julio, conquistou o primeiro lugar numa premiação nacional do Ministério do Meio Ambiente por suas práticas sustentáveis de reutilização de componentes e peças de aparelhos tecnológicos obsoletos em projetos na área de educação.
Já foram recicladas peças de mais de 300 computadores em aulas de robótica e na construção de obras de arte. Somente no primeiro semestre deste ano, 15 escolas receberam o projeto e mais de 500 estudantes estiveram envolvidos nas atividades, desenvolvidas pela Secretaria de Educação municipal, por meio da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (DETEC).
O projeto foi consolidado a partir de cursos e oficinas sobre metareciclagem (reaproveitamento de peças e componentes elétricos-eletrônicos para criação de novos objetos que, inseridos no consumo, diminuem o impacto ambiental).
A principal proposta é a adoção de novas práticas para destinação dos resíduos tecnológicos, com aprendizagens significativas e incentivo à pesquisa, que ampliam o conhecimento da comunidade escolar sobre sustentabilidade e cultura de reuso.
A Detec ganhou na categoria Gestão de Resíduos Sólidos, com o projeto “Centro de Educação, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade (CETIS) – Destinação de componentes de computadores usados para projetos educacionais”.
A premiação tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública e estimular a replicação das ações bem-sucedidas, reconhecendo o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos na prática da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). O 7º Prêmio A3P de Melhores Práticas, do Ministério do Meio Ambiente, foi realizado em Brasília, na última quinta-feira (23).
Assessoria de Comuicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife