
Foto: Hélia Sheppa/Governo de Pernambuco
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou que o Estado sediará a Conferência Nacional das partes sobre Mudanças do Clima, em outubro deste ano.
O evento será realizado no Recife, capital administrada pelo prefeito socialista Geraldo Julio, e promoverá o diálogo e a formulação de propostas e soluções de importantes temas que serão tratados na 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25), a ser realizada em dezembro, no Chile.
Câmara destacou a importância de Pernambuco receber a conferência e frisou a capacidade do Estado para desenvolver e expandir energias limpas e renováveis, tanto eólica quanto solar, como políticas de enfrentamento às mudanças do clima.
“O desenvolvimento que queremos para o nosso Estado, para o Brasil e para o mundo é o desenvolvimento sustentável, onde exista o ganho econômico, mas também as conquistas sociais e a garantia ao meio ambiente. Discutir isso é fundamental para o futuro”, afirmou.
O anúncio foi feito durante a abertura do seminário “Mudanças do Clima e Energias Renováveis”, realizado na última quarta-feira (24), no Recife.
Rede ICLEI
O governador também assinou o protocolo de adesão ao ICLEI, um conselho internacional que reúne mais de 1700 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável dos mais de cem países onde atua.
A parceria contempla participação em projetos internacionais, espaços em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização.
O trabalho em rede permite ainda que os governos locais se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, e ampliem seu conhecimento nessa agenda.
Na ocasião, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, foi escolhido pela unanimidade dos membros que compõem a instância regional da rede para conduzir a presidência do conselho do ICLEI na América do Sul. Geraldo deverá assumir o posto em junho, substituindo o prefeito de Quito (Equador), Mauricio Rodas.