O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) lançou, na quarta-feira (9), o 9° Caderno de Altos Estudos, com título Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas. Iniciado em abril de 2010 pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, o estudo foi desenvolvido para tentar reduzir a falência dos pequenos empreendimentos.
Coordenador da publicação, o deputado Ariosto justificou o trabalho exaustivo dizendo que o Brasil tem uma dívida de 500 anos com a educação. Ele ainda explicou por que escolheu as Micro Empresas como tema: “elas estão em todos os municípios e refletem o espírito empreendedor do brasileiro”.
O parlamentar também informou que anualmente nascem 720 mil micro e pequenas empresas, mas, ao mesmo tempo, morrem 650 mil. “Realizamos esse estudo para alcançar o avanço tecnológico e acabar com o analfabetismo funcional”. Por esse motivo, as ações serão concentradas em locais de baixa renda, com baixo nível de escolaridade, elevados índices de crime e acesso insuficiente à educação.
Reitor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Sebastião Rildo Fernandes Diniz, explica por que é importante o apoio às micro e pequenas empresas. “Nos pequenos municípios, esses empreendimentos geram uma quantidade enorme de empregos”.
O deputado Ariosto pretende mobilizar os demais deputados para apressar na Câmara a votação do Projeto de Lei 3728/12, que propõe uma série de incentivos à inovação e à pesquisa científica no ambiente produtivo.