O primeiro encontro será na próxima segunda-feira (14), às 19h, na sede nacional do PSB, em Brasília.Também participará do debate o coronel da Polícia Militar do DF Wellington Corsino.
A próxima Segunda Socialista terá como mote a segurança pública do Distrito Federal e Entorno. O projeto, promovido pelo PSB-DF e a Fundação João Mangabeira (FJM), dedicará dois encontros para aprofundar o debate sobre o tema. A primeira edição será na próxima segunda-feira (14), às 19h, na sede nacional do PSB, em Brasília.
Para ajudar na realização de panorama sobre a situação atual e traçar linhas de trabalho no combate à violência e analisar a falta de segurança das cidades do DF, participará do debate o coronel da Polícia Militar do DF Wellington Corsino, também consultor do Núcleo de Segurança Pública da Fundação Universa em Brasília.
O segundo e último encontro pra discutir segurança pública está marcado para 28 de maio, nos mesmos horário e local. A sede nacional do PSB fica na SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63.
Mapa violento
A meta da segurança pública do DF é reduzir a criminalidade em 8% em 2012. Até lá, o governo local terá como desafio desafogar um sistema prisional que já excedeu sua capacidade em 53%. O cenário não é nada favorável: apenas em março, foram registrados pelo menos 88 homicídios na capital federal, que superou a região do Entorno em 62% na comparação do total de assassinatos.
Debate recorrente
Em setembro do ano passado, o projeto Segundas Socialistas dedicou uma edição para discutir o mesmo tema. Na época participaram do debate a deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), o deputado federal Domingos Neto (PSB-CE) e o então comandante-geral da PM-DF, Paulo Roberto Witt Rosback. O senador Rodrigo Rollemberg e o deputado distrital Joe Valle também estiveram presentes e contribuíram para análise sobre a sensação de insegurança sentida pelos moradores da região.