Essa iniciativa vai acontecer durante um fim de semana do mês de setembro e faz parte do projeto “Virada Cultural” em Belo Horizonte. Estabelecido pela Lei nº 10.446, o texto é de autoria do vereador Daniel Nepomuceno (PSB) e foi sancionado pelo prefeito Marcio Lacerda no final de março.
A proposta é proporcionar a diversidade na expressão de gêneros artísticos, a exemplo de outras cidades do país e, segundo o vereador Nepomuceno, democratizar o acesso a cultura a todas as classes sociais, oferecendo aos produtores, uma chance de mostrar seu trabalho.
“Com a Virada Cultural, BH terá atrações de qualidade para todas as classes sociais, oportunizando a participação daqueles que nunca estiveram em um evento cultural por falta de condição financeira, além de oferecer a diversos artistas locais, muitos deles pouco conhecidos, uma oportunidade para expressarem seu trabalho”, afirma Daniel.
Origem
Segundo Daniel Nepomuceno, a Virada Cultural é inspirada na Nuit Blanche (Noite Branca), de Paris. O evento foi criado pela prefeitura da capital francesa em 2002 e atrai milhares de visitantes anualmente. Durante 24 horas, a ‘cidade luz’ se transforma num polo gerador de arte e cultura clássica e popular.
O diferencial trazido pela Nuit Blanche é por ser um evento de manifestação cultural aberto a todos e gratuito, em que vários monumentos, pontos turísticos e galerias de arte, ficam abertos a noite toda, ‘virando’ o dia, com iluminação elaborada. As atrações acontecem simultaneamente em vários pontos da cidade.
No Brasil
A ideia da Virada Cultural já é reproduzida no Brasil na cidade de São Paulo, desde 2005. Dois anos depois, o Governo do Estado de São Paulo aderiu à proposta, e vem promovendo, anualmente, ‘viradas culturais’ em municípios do interior e litoral paulista. Só este ano, 24 cidades já confirmaram o evento.
Atualmente, além de São Paulo e cidades daquele estado, realizam a Virada Cultural no Brasil as cidades do Rio de Janeiro (“Viradão Carioca”), Curitiba, Recife (“Virada Multicultural”), Manaus e Brasília. Agora, Belo Horizonte acaba de entrar oficialmente para a lista.