Ao analisar o resultado das eleições de 2012, o presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro em Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira, avalia como positiva a atuação da sigla no pleito municipal. Em Mato Grosso o PSB conquistou 10 prefeituras, 12 vices e 78 vereadores. O PSB se destacou com o crescimento de 42% em número de prefeitos eleitos no Brasil. Apenas no primeiro turno, a sigla passou de 308 prefeituras em 2008 para 436.
"Tivemos um resultado muito satisfatório nessas eleições. Mas a intenção é continuar promovendo o crescimento do partido no estado. Como sempre digo, somos mais de fazer do que de falar e esse resultado é prova disso", destacou o parlamentar.
Em Cuiabá, a eleição majoritária será decidida no 2º turno. O candidato do PSB, Mauro Mendes teve o maior número de votos no primeiro turno, com 43,96% dos votos válidos e concorrerá no próximo dia 28 de outubro com o candidato do PT, Lúdio Cabral.
Outra cidade mato-grossense que ainda aguarda definição é Juara. O candidato Oscar Bezerra teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e aguarda resultado do recurso ingressado junto ao Tribunal Superior. Oscar obteve mais de 50% dos votos válidos e por isso o segundo colocado não poderá ser empossado.