Ao todo, serão quatro encontros itinerantes realizados separadamente em quatro macrorregiões do DF. Em cada edição, cerca de 250 participantes terão a objetivo de apontar falhas e traçar diagnósticos que sirvam de subsídios para elaboração de políticas públicas
Conhecer os problemas existentes em cada cidade do Distrito Federal, debater soluções e apresentar ideias de políticas públicas que possam contribuir para a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento da capital do País. Com a proposta de discutir a realidade das macrorregiões do DF, a Fundação João Mangabeira realiza, em parceria com o PSB-DF, a série “DF em Debate: seminários sobre políticas públicas para o Distrito Federal”. O primeiro encontro será dia 19 de outubro, no Plano Piloto, das 8h às 17h.
A ideia é reunir moradores, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais para debater, por meio de painéis e salas temáticas, as dificuldades enfrentadas rotineiramente pela população. Os temas serão divididos por: saúde, educação, segurança, esporte/ cultura e lazer, cidades (planejamento urbano, transporte e infraestrutura) e desenvolvimento econômico. Outros setores também serão abordados de forma transversal, com o intuito de integrar a análise sobre cada temática.
Ao todo, serão quatro encontros itinerantes realizados separadamente em quatro macrorregiões do DF. A primeira edição do projeto será realizada no Plano Piloto com a participação de representantes do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Vila Planalto, Jardim Botânico, Park Way, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.
Durante todo o dia, cerca de 250 participantes, entre convidados e debatedores, terão o objetivo de apontar falhas e traçar diagnósticos que sirvam de subsídios para elaboração de políticas públicas. “Ouvir mais do que falar para entender o desejo da população, essa será a nossa missão nos próximos encontros nas cidades”, explica o secretário de Planejamento do PSB-DF e um dos organizadores do evento, Paulo Salles.
O primeiro encontro será realizado no edifício da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília (UnB), Av. L3 Norte, uma rua abaixo do colégio Madre Carmem Sallés.
Os interessados em participar da série de debates devem se inscrever pelos telefones: (61) 3224-9660 e (61) 9207-0186.
Outras edições
As duas próximas edições do projeto serão realizadas em novembro. No dia 9, a FJM e o PSB-DF realizarão encontro para ouvir as demandas e sugestões da população residente em São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Varjão, Planaltina, Sobradinho I e II, Fercal e Grande Colorado. A cidade sede será Sobradinho. Por lá, o encontro será realizado no Colégio La Salle, localizado no Qd 14 s/n ae 24/27 – Sobradinho I.
No dia 23 do mesmo mês, o ciclo de debates será promovido no Gama, com a participação dos moradores da cidade anfitriã, bem como do Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Gama e Santa Maria. As questões locais serão debatidas na Faculdade Faciplac, na Área Especial nº 2 do Setor Leste do Gama, ao lado da fábrica da Ambev.
O encerramento do ciclo de debates ocorrerá em 2014, quando será a vez de Taguatinga sediar a segunda edição do "DF em debate", no 22 de março. Na ocasião, moradores de Brazlândia, Estrutural, Vicente Pires, Águas Claras, Guará, Taguatinga e Ceilândia discutirão problemas locais e apontarão soluções. Local ainda a ser definido.
Seminário distrital
No próximo ano, ao final das quatro reuniões, será organizado o “Seminário Distrital de Sistematização” com a iniciativa de reunir as propostas e demandas levantadas em todos os encontros e apresentar propostas de políticas públicas elaboradas durante os seminários itinerantes. O evento, marcado para 5 de abril, contará com a participação de moradores, representantes da Fundação e da legenda socialista, além de especialistas do DF.
PROGRAMAÇÃO
Manhã
8h – Acolhida dos participantes, credenciamento e café da manhã
9h – Abertura do evento pelos presidentes da Fundação João Mangabeira, Dr. Carlos Siqueira, e pelo presidente do PSB-DF Marcos Dantas.
9h20 – Saudação do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
10h – Plenária
12h – Apresentação da metodologia dos trabalhos em grupos temáticos
12h15 – Almoço
Tarde
13h30 – Debates temáticos em grupos
16h – Apresentação dos relatórios dos grupos temáticos
17h – Encerramento