Mais de duas mil pessoas concorrem neste sábado (18/01) a 150 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação oferecidas através de convênio entre a Prefeitura, a Fundação Dom Cintra e a Universidade Católica de Petrópolis. Este ano, o prefeito Rubens Bomtempo (PSB-RJ) estreitou ainda mais os laços com a universidade e garantiu um aumento de 50% no número de vagas ofertadas. São mais 50 petropolitanos que terão a oportunidade de ingressar no ensino superior.
O convênio, firmado em 2007, ainda no segundo governo do prefeito Rubens Bomtempo, já garantiu 800 vagas gratuitas para os alunos oriundos de escolas do município e do estado. “Deixamos o nosso segundo mandato, em 2008, com esse presente para os petropolitanos e nesse primeiro ano de governo demos mais um passo importante, ampliando em 50% a quantidade de vagas oferecidas. Estamos consolidando este projeto, incentivando os jovens e qualificando a nossa mão de obra”, disse o prefeito, lembrando ainda que todos os estudantes contemplados com as bolsas da UCP fazem seus estágios nos departamentos públicos.
As provas para os cursos da instituição – um total de 26 – serão realizadas às 9h, no campus da Rua Benjamin Constant, no Centro. Os portões serão abertos com uma hora de antecedência e os candidatos devem se apresentar com o comprovante de pagamento da inscrição e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica com tinta azul ou preta. Os candidatos têm até esta sexta-feira (17/1) para efetuar o pagamento da inscrição na rede bancária. Em caso de dúvidas, devem entrar em contato com a UCP pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (24) 2244-4044.
Os candidatos realizarão provas objetivas de múltipla escolha de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Química, Biologia, Matemática e Física, além da Redação em Português. A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 22 de janeiro no site institucional da UCP (http://www.ucp.br). O período de matrículas começa no dia 23.