
Foto: Rodolfo Loepert / PCR
O prefeito João Campos lançou nesta terça-feira (14), o programa Embarque Digital. Pelo projeto serão ofertadas duas mil vagas em cursos de nível superior do setor de tecnologia na capital, sendo metade delas destinadas a pessoas negras ou pardas, com prioridade a mulheres, em caso de empate. O investimento será de cerca de R$ 30 milhões.
A iniciativa será realizada em parceria com o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco.
O objetivo é formar jovens na área de tecnologia para ampliar a oferta de mão de obra qualificada no setor, afirmou o prefeito João Campos, durante a cerimônia de lançamento.

“A gente tem um desafio, que o mundo inteiro enfrenta, de precisar aumentar o número de pessoas formadas na área de tecnologia. O Recife já tem um grande polo de tecnologia que é o Porto Digital. Qual é o gargalo para o crescimento dele? É formar mais pessoas”, afirmou o prefeito socialista
Os cursos são de graduação superior e serão ministrados na Unicap, na Unit e no Senac, com duração de dois anos e meio. Na Unit e no Senac, o curso chama-se Análise de desenvolvimento de sistema. Já na Unicap, chama-se de Sistema para internet.
Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, haverá investimento de espaços no Porto Digital para o estudo. “Os alunos terão residência profissional em tecnologia desde o primeiro momento do curso. Vamos investir em espaço que será colocado dentro do Porto Digital. O programa vai fortalecer nossos jovens e as empresas do Recife”, disse.
O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou que o mercado precisa dessas vagas. “Já temos vagas para isso no mercado. Os estudantes já vão sair pronto para o mercado de trabalho”.
A seleção será feita pela nota do Enem e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Além disso, é preciso que o estudante tenha cursado, pelo menos, o Ensino Médio em escolas da rede pública.
Já estão disponíveis, no aplicativo do Conecta Recife, 200 vagas para os cursos. Para a primeira turma, as aulas vão ser iniciadas no dia 6 de outubro, com formato híbrido. As próximas vagas serão abertas semestralmente até 2024.
Com informações da Folha de Pernambuco